Representantes da Sesap participam de atividade para Implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde

Oficina Regional promovida pelo Ministério da Saúde aconteceu em João Pessoa

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

 

O Ministério da Saúde realizou nos dias 03 e 04 de julho em João Pessoa – PB no Centro de Convenções a Oficina Regional para Implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS). Gestores e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) participam, até esta sexta-feira (4), da Oficina Regional para Implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), promovida pelo Ministério da Saúde.

Dia 03/07 – 8h30 – A mesa de abertura foi composta pelo Diretor do Departamento de Ações Estratégicas de Epidemiologia e Vigilância em Saúde e Ambiente (DAEVS/SVSA/MS), Guilherme Loureiro Werneck, Secretário Estadual de Saúde da Paraíba (SES/PB), Arimatheus Silva Reis, Secretário executivo de Vigilância em Saúde e Atenção Primária (SES/PE), Renan Carlos Freitas da Silva, Coordenadora de Vigilância em Saúde do Rio Grande, Diana Paula Souza Rego Pinto Carvalho, Representante do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Alex Gomes da Motta, Assessor chefe da Assessoria do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (ASNVS/Anvisa), Jonas de Salles Cunha, Assessor técnico do CONASS), Nereu Manzano, Assessor técnico do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Assessor técnico do CONASEMS), Alessandro Chagas.

A programação incluiu palestras com especialistas, oficinas em grupo e espaços dedicados à troca de experiências entre os participantes, promovendo a construção colaborativa de soluções para os desafios regionais na área. O objetivo central foi consolidar a implementação da PNVS e aprimorar o monitoramento da saúde da população, de forma integrada e efetiva em áreas como vigilância epidemiológica (doenças e agravos), sanitária (controle de produtos e serviços), ambiental (monitoramento de fatores ambientais que afetam a saúde, como a qualidade da água e do ar, por exemplo) e saúde do trabalhador.

O evento contou com a presença do Secretário de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte, Alexandre Motta Câmara; do secretário estadual de saúde da Paraíba, Arimatheus Silva Reis, da vice-presidente do Cosems-PB, Katiane Pires, além de representantes dos Cosems de PE e PB, Conselho Nacional de Saúde (CNS), Anvisa, Conass, Conasems e Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA/MS).

Da Sesap ainda estiveram presentes a Coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Diana Paula Souza Rego Pinto Carvalho, a gerente da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), com sede em Mossoró, Emiliana Bezerra Cavalcanti, dentre outros.

O Cosems-RN esteve representado por Sueldo Queiroz, secretário executivo e responsável pela área de Vigilância em Saúde; Solane Costa, assessora técnica; além das colaboradoras Evaneide Nóbrega e Ana Paula, que representam a I e II Macrorregiões de Saúde do Estado, respectivamente.

Além dos gestores da Sesap, o evento contou com a participação de representantes das Secretarias de Saúde de Pernambuco e da Paraíba, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Conselho Nacional de Saúde (CNS) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (COSEMS RN).

Sobre a PNVS – Instituída pelo Ministério da Saúde, a Política Nacional de Vigilância em Saúde tem como finalidade orientar e fortalecer as ações de vigilância em saúde em todo o território nacional. A PNVS propõe uma abordagem integrada, que articula vigilâncias epidemiológica, sanitária, ambiental e em saúde do trabalhador, além de promover a articulação entre as esferas federal, estadual e municipal. O Brasil conta com uma política que ajuda a proteger a saúde da população de forma ampla e eficiente, a Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), criada em 2018, é essencial para garantir que doenças sejam prevenidas e controladas em todo o país. Vamos explicar de forma simples o que essa política faz e como ela impacta a sua vida.

PROGRAMAÇÃO

Dia 03/07- EDUAÇÃO PERMANENTE EM EPIDEMIOLOGIA COMO FERRAMENTA DE IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE VIGIL NCIA EM SAÚDE – PNVS

9h15 Palestra: Luiz Augusto Facchini – Universidade Federal de Pelotas (UFPel/RS). Coordenação: Astrid Cosac – Departamento de Ações Estratégicas de Epidemiologia e Vigilância em Saúde.

Dia 04/07 – 8h30 – DEBATE: DESAFIOS PARA A ARTICULAÇÃO ENTRE AS PRÁTICAS E PROCESSOS DE TRABALHO DAS VIGIL NCIAS E PARA A INTEGRAÇÃO DA VIGIL NCIA EM SAÚDE COM A ATENÇÃO À SAÚDE NO CONTEXTO DA IMPLEMENTAÇÃO DA PNVS

Coordenação: Vivian Siqueira Gonçalves – Departamento de Ações Estratégicas de Epidemiologia e Vigilância em Saúde e Ambiente (DAEVS/SVSA/MS). Palestra/Debate: Guilherme Loureiro Werneck – Diretor do Departamento de Ações Estratégicas de Epidemiologia e Vigilância em Saúde e Ambiente (DAEVS/SVSA/MS); Nereu Manzano – Assessor técnico do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS); Alessandro Chagas Assessor técnico do CONASEMS) e Jonas de Salles Cunha – Assessor chefe da Assessoria do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (ASNVS/Anvisa).

14h – MESA: APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DOS GRUPOS EM PLENÁRIA

Coordenação: Luiz Augusto Facchini – Universidade Federal de Pelotas (UFPel/RS); Jacqueline Nunes de Souza Fagundes Mendes – Coordenadora da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS); Representantes dos COSEMS dos estados PB/PE/RN Representantes das Secretarias Estaduais de Saúde dos estados: PB/PE/RN. 17h –Encerramento. (Por Abdias Duque de Abrantes,
Assessor de Comunicação Social da II URSAP)

 

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais