Na quarta-feira, dia 20 de agosto, foi inaugurada a Unidade Obstétrica, do Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia, com leitos e quartos totalmente preparados e equipados com material e aparelhos novos. Foram entregues leitos, UTIs, o Centro PPP (Pré-Parto, Parto e Pós-Parto), salas de parto normal e sala de cirurgia cesariana.
A inauguração foi feita pela Governadora Profª Fátima Bezerra. Estava presente também o Secretário de Saúde do Rio Grande do Norte, Alexandre Motta, o Prefeito de Areia Branca, Souza, os representantes das reitorias da UERN e da UFERSA, entre outros representantes políticos e representantes e gestores da área da saúde da região.
Durante a cerimônia de abertura, a Deputada Estadual Isolda Dantas, informou que apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa, para que a Unidade Obstétrica se chame Luzia Mercês de Amaral, mãe da Governadora Fátima Bezerra, e que atuava como parteira, de parto normal, no interior da Paraíba.
Conversamos com a Governadora que falou sobre a conquista e a importância dessa unidade: “É uma conquista extraordinária, nós não estamos aqui falando de um equipamento qualquer, é um equipamento que é referência e que é modelo. São mais de 140 leitos, várias especialidades que estão sendo oferecidas e hoje, ao entregar as mulheres, o Centro de Parto, nós estamos reafirmando a vocação, exatamente, do Hospital da Mulher, que é cuidar das mulheres, no momento mais especial da vida delas, o momento da gestação, o antes, o durante e o depois.”
A Diretora Geral do Hospital da Mulher, Leninha, reforçou essa importância: “É uma importância imensa, praticamente a entrega da totalidade dos serviços. Hoje nós entregamos o centro de parto normal, os leitos e alojamentos conjuntos, os leitos neonatais, uma sala de parto cesariana, a gente ta abrindo mais uma sala cirúrgica. Então é uma alegria imensa, todos os servidores, os trabalhadores muito envolvidos nisso, é uma momento que coroa a entrega de serviços.”
Conversamos também com duas enfermeiras obstetras, que falaram do sentimento de alegria com a inauguração da Unidade Obstétrica: “Para mim é um motivo de grande alegria, compartilhar este momento maravilhoso, por mais uma conquista, mais uma maternidade para Mossoró e região. Estamos aqui para somar, ofertar o melhor atendimento e acolhimento humanizado.” Contou a enfermeira Elis Patrícia. A enfermeira Cleciane Oliveira falou sobre o privilégio de fazer parte desse momento: “É um prazer e um privilégio fazer parte desse momento tão especial para toda a população. Eu como enfermeira concursada do Estado do Rio Grande Norte, tenho a dizer que o Estado só tem a ganhar com uma estrutura preparada para estar recebendo as nossas mulheres aqui de todo o Estado.”
O Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia já é referência em todo o Estado do Rio Grande do Norte, voltado para a saúde da mulher, pediatria e agora conclui o ciclo, com a inauguração da Unidade Obstétrica, ampliando os serviços e atendimentos ofertados para a população do Oeste Potiguar e Vale do Açú.
Reportagem e imagens: @_lisagomess
