maior evento de fruticultura da América Latina traz novas oportunidades

por Ugmar Nogueira
Publicado: Atualizado:
A+A-
Reiniciar

A 32ª Expofruit, acontece, durante a noite, na Estação das Artes Elizeu Ventania, de 20 a 22 de agosto, de 18h às 23h, com entrada gratuita. Na primeira noite do evento, aconteceu a Cerimônia de Abertura, onde estava presente o organizador da Feira, o Presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX-RN), Fabio Queiroga, também estavam presentes políticos como a Governadora Fátima Bezerra, o Dep. Federal Fernando Mineiro, a Dep. Estadual Isolda Dantas, o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, Secretários de Agricultura e Fruticultura e também a Coordenadora Agrônoma da Apex Brasil, Paula Soares.

A Governadora Fátima Bezerra falou sobre o diálogo que vem mantendo com o setor produtivo, para estimular a geração de negócios, empregos e a melhoria da renda: “O governo do estado tem mantido diaálogo permanente com o setor produtivo, através da COEX. Esse ano, nós estamos trazendo pra cá a APEX, que pela primeira vez está participando da Expofruit, não só com auxílio financeiro, mas sobretudo, trazendo pra cá a edição do Programa Exporta Mais Brasil e nós temos aqui a presença de 12 países, que através da Exporta Mais Brasil, estimula a crescer cada vez mais os negócios, trazendo geração de emprego e melhoria da renda.”

Conversamos com o Superintendente do SEBRAE, Zeca Melo, que falou sobre o Feito Potiguar, que é um movimento que valoriza a cultura e a história do Rio Grande do Norte: “O Feito Potiguar é um movimento que resgata e valoriza a nossa cultura e a história, nosso jeito de ser, por isso que é Feito Potiguar, é Feito porque é “que nem nós”, porque é produzido aqui, fabricado aqui, trata aqui e colhido aqui. E nesse embalo nós fazemos nossa parte, que é valorizar quem produz, e temos esse selo de reconhecimento.”

O organizador da Expofruit, Fabio Queiroga, falou sobre a expectativa de negociações e exportações esse ano: “O estado do Rio Grande do Norte se tornou o maior exportador de frutas do Brasil em 2024, então a expectativa de 2025, é que a gente mantenha pelo menos os mesmo números alcançados no ano anterior. A 32ª Expofruit vem pra celebrar esse caso de sucesso com a exportação de melão e melancia, mas também de manga, banana e vários outros produtos que saem das terras potiguares. E esse ano nós estamos acolhendo aqui a Agência de Promoção e Exportação (APEX), com o Programa Exporta Mais, acolhendo produtores e exportadores de frutas de todo o Brasil, em rodadas de negociações internacionais, são importadores da China, Singapura, África, Leste Europeu, negociando frutas brasileiras nas terras potiguares.”

A Expofruit foi se consolidando no calendário de eventos de Mossoró há muitos anos e a Dep. Estadual Isolda Dantas falou sobre a importância desse evento acontecendo na cidade: “Isso é muito importante para Mossoró, principalmente nesse momento em que o Brasil sofre esse “tarifaço” dos EUA, essa Feira nos ajuda a fazer a articulação, nos ajuda a construir outras alternativas com outros mercados internacionais. Então Mossoró no foco, no centro e mais uma vez fazendo história, fazendo a maior feira da América Latina.”

O Dep. Federal, Fernando Mineiro, também falou sobre a importância dessa Feira acontecendo no nosso país: “A fruticultura do estado vem se destacando, não só a nível do Brasil, mas a nível do mundo, aqui a gente já diz que produz o melhor melão e a nossa participação aqui tem um objetivo, que é estimular para que haja um conexão entre a agricultura familiar com as empresas, pra que ela possa produzir não somente internamente, mas também externamente.”

O Banco do Nordeste vem investindo na Agropecuária do Rio Grande e esse ano investiu 1 bilhão de reias, contou o Diretor de Planejamento, Aldemir Freire: “O Banco do Nordeste financiou 800 milhões em 2024, na Agropecuária do Rio Grande do Norte, em 2025 nós vamos ampliar esse financiamento para 1 bilhão de reais, é mais ou menos 1/3 de todo o financiamento que o banco faz aqui no estado, é voltado pra Agropecuária e parte expressiva desse financiamento, é aqui na região.”

A reportagem da FM 98 e do Portal na Boca da Noite, está fazendo a cobertura desse evento com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. “Governo que Fez, Governo que Faz!”

Reportagem e imagens de Lisa Gomes  e Pedrina Oliveira

Publicidade
Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais