* Márcio Alexandre
O Teatro Municipal Dix-huit Rosado viveu, neste domingo, 23/11, uma noite inesquecível. Apresentações memoráveis. No mesmo palco, o regional e o universal. O popular e o erudito. A música e a dança.
O Festival de Arte e Cultura do Instituto Educacional Sementes foi um sopro de esperança nesses tempos de gospelização da arte, de pentecostalização da cultura e de instrumentalização religiosa da educação. O evento foi uma profusão de cores, luzes e saberes em forma de sons e gestos. De passos e toques.
Ritmos inesquecíveis em canções inebriantes. Nos fazendo voltar ao passado sem deixar se desgarrar do presente. Nos lembrando que hoje é sempre futuro.
Fazendo despertar os melhores sentimentos. Evocando as melhores emoções. Porque quando a cultura fala o coração responde. Quando a arte vibra, a alma celebra.
Quase vinte turmas do Ensino Médio num espetáculo que trouxe emoção com forró, romantismo com axé e frevo com amor. For all!!
Escolher música como tema foi um grande acerto. Essa é uma das manifestações humanas mais grandiosas para celebrar diversidade e religiosidade. Conhecimento e diversão. Pluralidade e humanidade. No ritmo do respeito.
Multiculturalismo com batidas e acordes. Elba e Queen desfilando talento. Flávio José e Debby Gibson fazendo suspirar. Bethânia e Air Suplly nos levando a sonhar. Com estilos muito diferentes, mais igualmente apaixonantes. Sem perder a harmonia.
Foi uma noite de xote e xaxado, mas também de mambo e rock. De pop e pífaro. De baião e balada. Com muito iê, iê, iê.
É como se a escola soubesse que a música acelera quando é necessário e que cadencia quando é preciso. Principalmente que a arte caminha em alta velocidade. Muitas vezes, voltando ao pretérito. E a educação tem a obrigação de acompanhar.
Não foi apenas para divertir. Foi para aprender do melhor jeito. Com tons havaianos e resistência negra. Com figurinos de encher os olhos e artistas de encher os palcos.
Celebrar com cultura e arte é reafirmar que o amanhã é dos que ousam.
Foram muitas as sensações. Obrigado por essas Sementes!!!
* Jornalista e Pai de Sibelly Mariana



1 comentário
Oii. Como sempre gostei muito do texto,Celebração a arte e ode a cultura. Excelente valorização de um trabalho pouco reconhecido,no entanto faltou citar coreógrafos e equipe que suam sangue e suor pra fazer esses momentos.Pense nisso!