Vídeo: TV Record exibe reportagem especial sobre Pedro Rocha, ex-assaltante de bancos do RN

Material foi produzido tendo como referência o livro do jornalista  Márcio Morais

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

 

A TV Record exibe neste domingo, a partir das 18h, uma reportagem especial sobre a trajetória criminosa do ex-assaltante de bancos Pedro Rocha Filho, responsável pela criação de uma das mais temidas quadrilhas de assaltos a bancos e carros-fortes do Nordeste.

A reportagem foi produzida no mês de janeiro pelos jornalistas Ari Peixoto e Márcio Neves, com gravações realizadas em Apodi, Mossoró, Janduís, entre outras cidades do Rio Grande do Norte e da região Nordeste.

Durante as gravações, foram entrevistados familiares de envolvidos, além de autoridades e personagens diretamente ligados à história, como o delegado da Polícia Civil Renato Oliveira, o promotor de Justiça do Rio Grande do Norte Armando Lúcio, e o policial penal e escritor Márcio Morais, autor da obra que deu base à reportagem, entre outros depoimentos que ajudam a contextualizar e aprofundar os fatos.

O conteúdo tem como base o livro “Pedro Rocha – A Redenção”, de autoria do jornalista e policial penal Márcio Morais, obra que vem alcançando grande repercussão nacional e já chegou a 15 estados brasileiros.

“O livro não romantiza o crime. Ele mostra que o crime não compensa. O maior exemplo é o próprio Pedro Rocha, que diariamente era destaque nas páginas policiais de todo o Nordeste, assaltou bancos e carros-fortes e hoje não tem sequer onde morar”, destacou o autor.

Uma quadrilha que espalhou medo pelo Nordeste – O bando liderado por Pedro Rocha era formado por mais de 20 assaltantes, muitos deles mortos em confrontos com forças de segurança ao longo dos anos. Entre os principais integrantes, estão:
Valdetário Benevides Carneiro (Val) – morto em confronto em Lucrécia (RN);
Ismar Leite – morto em confronto em Apodi (RN);
Manoel Haroldo de Morais, ex-PMRN – morto em confronto no Piauí;
Francimar Carneiro (Cimar) – morto em confronto em Sergipe;
Manoel Lucas Neto (Paulão ou Santa Rita) – morto na porta de casa;
Emerson Fante Carmona – apontado como líder de quadrilha de assaltantes de banco, morto após confronto com a Polícia Federal em São Joaquim do Monte (PE);
Aguinaldo Benevides (Galego) – em liberdade;
João Benevides Carneiro (Branquinho Carneiro) – em liberdade;
Arivone Gonçalves – O baleado – preso;
Francisco Sales Fernandes (Negão da Serra) – preso.

Do grupo que integrou a quadrilha de Pedro Rocha, poucos ainda estão vivos, evidenciando o desfecho trágico de uma trajetória marcada pela violência e pela criminalidade.

Repercussão nacional e sucesso editorial
A história também ganhou destaque na coluna do jornalista Josmar Josino, no Portal UOL. Já a chamada da reportagem no Instagram do Domingo Espetacular e no perfil do escritor Márcio Morais ultrapassou a marca de 500 mil visualizações, com centenas de compartilhamentos e comentários.
Com a repercussão, o livro teve um aumento significativo nas vendas, sendo comercializado pelo site www.portrasdasgrades.com.br�, com envios para todo o Brasil.

História pode virar filme – O sucesso da obra despertou ainda o interesse do cinema nacional. O renomado diretor, roteirista e cineasta Tomás Portella comentou uma postagem sobre o livro nas redes sociais e convidou Márcio Morais para discutir a produção de um filme sobre a história de Pedro Rocha.
Conhecido por trabalhos como “Impuros” (Disney+), “Carga Máxima” (Netflix) e “Aumenta Que é Rock’n Roll” (2024), Tomás Portella demonstrou interesse em aprofundar o projeto após receber o livro.
“Seja feita a vontade de Deus. Tomás Portella é um grande cineasta e ficou encantado com a história de Pedro Rocha. Se ele quiser, a gente está pronto para executar o projeto”, afirmou Márcio Morais, comemorando o sucesso da obra.

WhatsApp Unknown 2026-02-08 at 09.37.05

 

 

 

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais