Cidades do Rio Grande do Norte perderam quase 40 mil doses da vacina contra a covid. De acordo com levantamento feito pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesap/RN), por meio do Programa Estadual de Imunizações, foram desperdiçadas exatas 39.515 doses da Pfizer.

De acordo com as prefeituras, as perdas se deram em face da baixa procura do imunizante. Diante dessa situação, a Sesap sugeriu aos municípios mudança nas estratégias, inclusive com a instituição de vacinação volante. A secretaria lançou nota técnica sobre o assunto.

O líder em perdas é o município de Natal, com quase 22 mil doses, seguida por Mossoró, com mais de 5 mil, e Touros, com 1.290. Veja abaixo a lista com as 10 prefeituras que mais perderam doses:

 

  1. Natal – 21.900 doses
  2. Mossoró – 5.274
  3. Touros – 1.290
  4. Parnamirim – 1.185
  5. Maxaranguape – 1.140
  6. Currais Novos – 720
  7. Arês – 651
  8. Poço Branco – 622
  9. Riachuelo – 534
  10. Lagoa Nova – 552

 

Nota técnica da Sesap:

 

“O Programa Estadual de Imunizações informa que foi realizado levantamento em todo o Estado a respeito da perda das doses de Pfizer que no dia 26/12 completaram a data de vencimento por conservação (31 dias após o descongelamento), mas que não foram utilizadas na população. Dos 167 municípios consultados, obteve-se resposta de 151 municípios, sendo por eles informado a perda total de 39.515 doses da vacina, onde as maiores perdas aconteceram nos municípios em Natal (21.900 doses) e Mossoró (5.274 doses).

Reiteramos que as estratégias de vacinação e gerenciamento do imunobiológico após a entrega

nos municípios é de responsabilidade da esfera municipal conforme as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações.

A SESAP através do Programa Estadual de imunizações e das URSAPs tem discutido junto aos municípios a criação e potencialização de estratégias para intensificar as ações de vacinação e reduzir as doses em atraso. Ações como a vacinação extramuro em locais com grande movimentação, Projeto Acelera Vacina e redução de intervalo entre as doses para otimizar os imunobiológicos e evitar possíveis perdas de vacina são alguns dos exemplos de estratégias criadas com o apoio da SESAP para resolver a problemática da perda de doses”.

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo