Os professores da rede municipal de ensino de Governador Dix-sept Rosado e a gestão municipal ainda não chegaram a um acordo sobre o pagamento do reajuste do piso salarial profissional nacional do magistério, definido em 33,24% para esse ano e em vigor desde 1º de janeiro.

Após mais uma reunião entre o prefeito Arthur Vale (DEM) e representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Governador Dix-sept Rosado (SINDIXSEPM), foi comunicado à categoria que o Executivo municipal não iria aplicar o reajuste integral no ano de 2022, conforme determina a Lei do Piso.

A prefeitura ofereceu a seguintes proposta: 18% de reajuste em março e mais o retroativo referente a janeiro e fevereiro; 5,08% em outubro de 2022; 5,08% em dezembro de 2022 e 5,08% em março de 2023.

“Importante lembrar que a concretização da implantação do reajuste do piso só acontece em março de 2023, e nesse intervalo (entre março de 2022 e março de 2023), ficando restando um percentual de retroativo que não é citado na proposta, ou seja, não há sequer proposta de pagamento do retroativo”, ressalta o SINDISEXPM em nota.

A entidade lembra ainda que “a Lei do Piso é clara ao afirmar que o piso do magistério deverá ser reajustado anualmente e sempre retroativo ao mês de janeiro”.

Ainda de acordo com o SINDISEXPM, o entendimento é de que o Município, claramente, “descumpre a Legislação ao completar o reajuste apenas em 2023 e ao não colocar na proposta o retroativo total do que será concedido apenas no ano seguinte”.

O SINDIXSEPM lembra que sempre esteve buscando o diálogo, e inclusive ofereceu contraproposta de parcelamento do reajuste em duas parcelas dentro de 2022 e a divisão do retroativo de acordo com proposta a ser apresentada pelo Executivo, mas isso não foi aceito.

“Nos dispomos a aceitar o parcelamento do reajuste, mesmo contrariando tudo que já ocorreu até o dia de hoje, tendo em vista que desde 2019 nessa é a primeira vez que não nos é concedido o reajuste total e muito menos sem o retroativo”, acrescenta.

Agora a proposta será avaliada pela categoria em assembleia e os professores decidirão se aceitam ou não a condição apresentada pelo Executivo Municipal.

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

 
 
 

One thought on “Professores e prefeitura de Governador Dix-sept Rosado seguem sem acordo sobre reajuste do piso docente

  1. Uma vergonha o gestor usar a rede social com publicações que não são verdadeiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo