A futura candidatura do vereador Cabo Tony Fernandes (Solidariedade) à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte está tirando o sono do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (Solidariedade). O jovem chefe do Executivo mossoroense tem “queimado pestana” buscando nas entrelinhas do emaranhado “script” político, um meio para tirar Tony da disputa. Várias estratégias já foram pensadas por Allyson. O Blog Na Boca da Noite apurou qual a mais recente deles e na qual o prefeito aposta todas as fichas.
Há algumas certezas em todo o processo. A primeira delas é que Allyson não quer Tony na corrida a uma vaga no Palácio José Augusto. Também já é certo que o prefeito definiu quem será seu candidato. A imprensa tem apresentado alguns nomes. O Blog Na Boca da Noite, de acordo com fontes muito próximas ao gestor, apresentou a sua aposta.
Há alguns mistérios e o principal deles é: por que Allyson não quer Tony participando da disputa? O vereador tem apresentado uma boa performance nas pesquisas. Além disso, é detentor de uma base eleitoral sólida, predicativos importantes para o sucesso de uma disputa eleitoral. Mesmo assim, Allyson parece ter verdadeira ojeriza à participação de Tony Fernandes nas eleições do próximo ano como candidato a deputado estadual. E tem trabalhado para evitar que isso aconteça.
Impedir que Tony Fernandes seja candidato virou uma grande obsessão para o prefeito. É bem verdade que Allyson já tem seu nome preferencial, mas isso é pouco para explicar tamanha campanha para impedir que o vereador seja candidato. Inclusive com mais chances – no cenário de hoje – do que o “ungido” por Allyson à condição de favorito. O Blog Na Boca da Noite está próximo de desvendar esse e logo que conseguir as demais peças que completam esse quebra-cabeça, trará ao leitor.
O certo é que, parar tirar Tony Fernandes da disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa, Allyson Bezerra já montou o plano. E é o seguinte: o prefeito está oferecendo a Tony Fernandes a presidência da Câmara Municipal de Mossoró. Mas não será fácil convencer o vereador. Para isso, o prefeito terá que apresentar ao parlamentar mais elementos fortes que façam Tony acreditar que a eleição de Lawrence Amorim (Solidariedade) à Câmara Federal é uma certeza inquestionável.
Vencida essa etapa, Allyson terá mais um “abacaxi para descascar” nesse seu intento de ver Tony Fernandes longe das próximas eleições como candidato. Esse obstáculo tem nome e sobrenome: Raério Araújo (PSD). Elevado à condição de presidente da mais importante comissão temática da Câmara Municipal de Mossoró – Redação, Constituição e Justiça – pela força do Palácio da Resistência (inclusive com declaração do próprio vereador nesse sentido).
Raério também sonha com a presidência do Legislativo. E quer que toda a sua lealdade e disposição para defender o governo na Câmara sejam reconhecidos. A batalha não será fácil para impedir que Tony Fernandes seja candidato a deputado estadual, mas Allyson está disposto a enfrentá-la. Em nome de quem? A troco de quê? Essas são perguntas para as quais, as respostas começam a surgir no horizonte da política potiguar. Alea jacta est.
Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com