Nesta terça-feira (22), A Voz do Brasil celebra 90 anos de história, consolidando-se como o programa de rádio mais duradouro do país e um dos mais antigos do mundo ainda em exibição. Desde sua estreia, em 1935, a atração se tornou um marco da radiodifusão brasileira, levando informação oficial, prestação de serviços e notícias de interesse público a milhões de ouvintes, de grandes capitais às regiões mais remotas.
É o programa de rádio de caráter oficial mais antigo do Brasil ainda em execução, reconhecido pelo Guiness Book , o livro dos recordes. O noticiário atravessou transformações tecnológicas, políticas e sociais sem nunca sair do ar.
Programação especial de aniversário
Na semana do aniversário, as edições de A Voz do Brasil contarão com uma série especial de reportagens comemorativas. A cada dia, será apresentado um episódio diferente, abordando a história do programa, os locutores que marcaram época, as transformações tecnológicas do rádio e as trilhas sonoras que embalaram a atração ao longo do tempo — nem sempre foi O Guarani , vale o spoiler .
As matérias serão exibidas no Canal Gov, que ainda trará depoimentos de especialistas, ouvintes e ex-locutores em seus interprogramas. Spots comemorativos de rádio foram produzidos e estão sendo veiculados.
Também haverá uma sessão solene do Congresso Nacional em homenagem à Voz do Brasil no dia 5 de agosto, às 11h da manhã. Os Correios também estão produzindo um selo comemorativo fazendo referência à data.
A Rádio Govestá incluída nas celebrações e vai apresentar conteúdos temáticos no programa Assunto Federal, apresentado por Luciano Seixas, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16 horas. A Agência Gov, por sua vez, vai publicar reportagens alusivas à data.
Nas redes sociais, a comemoração também ganha destaque. Os programas da semana de aniversário serão disponibilizados na íntegra nos canais digitais governamentais. Estão previstas entrevistas com personagens que interagiram com conteúdos d’ A Voz do Brasil nas plataformas, compondo um vídeo especial com esse recorte da recepção popular. Teasers comemorativos também serão publicados ao longo da semana para reforçar a presença da campanha.
Outra novidade é a reformulação da identidade visual do programa e do site da Rádio Gov , que passará a dar mais visibilidade à transmissão em vídeo de A Voz do Brasil. O programa será exibido em destaque na capa do portal, entre 19h e 19h30, fortalecendo a presença digital do conteúdo que, até então, ficava em uma área com menor visibilidade. A mudança também inclui ajustes no layout das páginas, facilitando a navegação e o acesso ao acervo multimídia.
Internamente, profissionais da EBC foram convidados a gravar, no estúdio d’ A Voz do Brasil , a tradicional vinheta “Em Brasília, 19 horas”. O material poderá ser compartilhado nas redes sociais com a hashtag #VozdoBrasil90anos.
Muita história envolvida
A trajetória da Voz do Brasil também reflete a evolução da radiodifusão no país. O Ministério das Comunicações (MCom), responsável por estabelecer as normas e regulamentações que estruturaram o funcionamento das emissoras, tem papel fundamental nessa história.
A Voz do Brasil faz parte da memória afetiva e histórica do país, sendo um elo de comunicação com a população em todas as regiões, inclusive naquelas onde, muitas vezes, apenas o rádio consegue levar informação pública de qualidade”, destacou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
Criada em plena “Era do Rádio”, a Voz do Brasil nasceu com o nome de “A Hora do Brasil”, com o objetivo de aproximar o governo dos cidadãos por meio das ondas sonoras. Ao longo das décadas, o programa foi incorporando novos formatos e conteúdos, sem perder a missão de levar informação oficial, educação e cidadania a todo o território nacional. Hoje, a Voz do Brasil é transmitida por emissoras de rádio comerciais, educativas e comunitárias, além de contar com transmissão digital, ampliando ainda mais o seu alcance.
Para o presidente da EBC, Jean Lima, mesmo após nove décadas, A Voz do Brasil continua cumprindo sua missão de levar informações de interesse público. “Ter a oportunidade de celebrar os 90 anos de A Voz do Brasilé também reconhecer o trabalho de gerações de profissionais que ajudaram a construir esse legado de uma comunicação que chega gratuitamente a milhões de brasileiros todos os dias nos locais mais distantes, com informações relevantes sobre serviços públicos. É um serviço que só uma empresa pública de comunicação pode oferecer e motivo de orgulho e inspiração para todos nós na EBC”, complementa o presidente.
“Ao longo de 90 anos, A Voz do Brasil tem sido um elo entre o Estado e a população, cumprindo com responsabilidade o papel de informar, prestar contas e divulgar as políticas públicas ao cidadão”, afirma Juan Pessoa, superintendente de Serviços de Comunicação.
“É uma honra seguir essa trajetória agora no governo do presidente Lula, levando conteúdo de interesse público a milhões de brasileiros de todas as regiões e classes sociais do país”, conclui.
Importância e legado
O programa é reconhecido por seu papel de integração nacional. Ao levar notícias sobre ações do governo, serviços públicos e iniciativas de interesse coletivo, a Voz do Brasil mantém milhões de brasileiros informados, especialmente em localidades onde o rádio é a principal fonte de informação.
Aos 90 anos, a Voz do Brasil continua sendo uma referência da comunicação pública e um exemplo da importância do rádio como meio democrático e acessível. “A história deste programa também se entrelaça com o compromisso do MCom em promover políticas de comunicação que assegurem o acesso à informação e a pluralidade de vozes em todo o Brasil”, finalizou o ministro Frederico de Siqueira Filho.
Com informações da EBC e do Ministério das Comunicações
