Um adolescente de 14 anos morreu de covid nesta sexta-feira, 28/1, em São Tomé, região Trairi, no Rio Grande do Norte. Geovani Augusto, que tinha paralisia cerebral, ainda não havia tomado nenhuma dose da vacina contra a doença e aguardava uma vaga num leito da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) confirmou o óbito e informou que todos os leitos de UTI pediátricos do Estado estão ocupados. O órgão reforçou ainda a necessidade de que todas as crianças e adolescentes sejam vacinados. Veja a nota:
NOTA
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) lamenta profundamente o óbito do adolescente de 14 anos, nesta sexta-feira (28), que aguardava transferência para um leito de UTI. A equipe técnica da Sesap tem trabalhado diuturnamente na tentativa de garantir uma assistência rápida e adequada a toda população do estado. Infelizmente com a velocidade do agravamento da pandemia e a busca expressiva por leitos, principalmente os pediátricos, somado ao adoecimento também dos profissionais de saúde, não permite a oferta de leitos na velocidade necessária.
Hoje o estado dispõe de dez leitos de UTI e 30 clínicos no Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, além de três de UTI no Hospital Wilson Rosado, em Mossoró, todos ocupados. O planejamento é de que o Maria Alice chegue a 16 leitos de UTI, dentro do mais curto espaço de tempo.
A Sesap reforça ainda a importância de que as crianças sejam vacinadas contra a Covid-19 o mais rápido possível, pois a vacina é eficaz e segura.
Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com
