A população de Governador Dix-Sept Rosado celebrou, na última sexta-feira (27), uma conquista histórica: a inauguração de um trecho de adutora que traz mais segurança e regularidade no abastecimento de água para o município. Com captação no sítio Carrasco, em Apodi, o novo sistema é fruto de investimento e compromisso com a qualidade de vida de milhares de famílias.
A nova adutora, que deriva da Apodi-Mossoró, conta com 43 quilômetros de extensão e capacidade de produzir até 120 mil litros de água por hora, garante o atendimento pleno da cidade e das áreas que mais crescem. O sistema já está em operação e hoje é responsável por abastecer 70% do município, reduzindo drasticamente a dependência do antigo poço rural que perdeu vazão ao longo dos anos.
Para o Diretor-Presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Roberto Linhares, a entrega da adutora é muito mais do que uma solução técnica. “Água é vida, é saúde, é dignidade. Não estamos entregando apenas um sistema de abastecimento, estamos garantindo que o povo de Governador Dix-Sept Rosado tenha acesso a um direito básico e essencial. Essa adutora assegura a segurança hídrica que transformará vidas, reafirmando o compromisso do Governo do Estado e da Caern com cada família que merece abrir a torneira e ver a água chegar com força, todos os dias”, destaca.
A derivação da adutora Apodi-Mossoró é uma solução estratégica que, além de suprir a demanda atual, está preparada para acompanhar o desenvolvimento urbano da região, inclusive nas áreas mais altas da cidade.
Mossoró também avança
O trabalho não para por aí. A adutora Apodi-Mossoró, que irá beneficiar diretamente a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, está com andamento das obras da Estação Elevatória de Água 3, às margens da BR-405, bem como o reservatório no bairro Bela Vista. Ao todo, o investimento nessa etapa é de R$ 82 milhões.
Internamente, Mossoró já conta com 95% das adutoras instaladas, usando tecnologia de perfuração não destrutiva, um método que evita o fechamento de ruas e minimiza os transtornos à população. Essas ações fazem parte de um esforço contínuo para garantir água de qualidade a quem mais precisa. A previsão de conclusão é para o segundo semestre.
Mais do que números e canos, são histórias de superação, de mães que podem cozinhar com tranquilidade, de crianças que podem tomar banho sem medo da escassez, de famílias que reencontram o conforto básico que todos merecem: a água de qualidade nas torneiras.