“Tive a vida transformada pela educação”. Essa foi uma das frases feitas pronunciadas com ênfase hoje pelo prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade). Usou-a como preâmbulo a elencar as ações que sua gestão teria feito para o setor.
Para os que ouviram e assistiram ao discurso do prefeito, ficou a sensação de que para Allyson, professor não é peça fundamental para que a educação aconteça. Embora tenha falado por mais de uma hora, o prefeito só se referiu à categoria para dizer que publicou as progressões funcionais dos docentes.
Para a leitura da mensagem do prefeito, havia grande expectativa em relação a dois temas: aumento da alíquota previdenciária para o servidor público municipal e pagamento do reajuste do Piso Salarial Profissional Nacional do magistério.
Sobre a reforma do sistema previdenciário, Allyson dedicou generosos minutos para tentar convencer que será bom para os trabalhadores pagar mais para ter direito a se aposentar.
Sobre o pagamento do piso, no entanto, não disse uma palavra. Silêncio vergonhoso, covarde e frustrante. Num momento importante em que todos os olhos e ouvidos estavam voltados para o Legislativo municipal, esperava-se uma palavra de esperança para os educadores. Uma palavra de valorização aos professores. Allyson, no entanto, preferiu manter a postura de sempre: de desrespeito aos trabalhadores. A frustração só não foi maior porque muitos não esperam do prefeito um gesto prático de grandeza para com a educação. Suas frases de efeito só servem para animar sua claque.
Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com
