Bastidores do Conselho Municipal de Saúde “fervem” com ameaças, brigas e baixarias

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

É de barafunda o clima no Conselho Municipal de Saúde de Mossoró. Os bastidores do colegiado não fazem inveja a turmas de adolescentes repetentes, com todo respeito a esses jovens.

Desde que o colegiado reprovou as contas da Saúde da gestão Allyson Bezerra (UB) e o prefeito agiu para ter o controle do órgão, que o clima é de confusão, brigas e expulsões. Cenário de baixarias.

Na mais recente delas, que vieram a público por meio de áudios vazados, uma conselheira reclama que ela e o também conselheiro Ricardo Martins (que foi expulso de uma das reuniões) não são ouvidos pelo comando do conselho.

Eu não sou ouvida porque sou negra e seu Ricardo porque diz o que desagrada à gestão municipal”, diz a conselheira (nome resguardado) em um dos áudios.

Ainda de acordo com essa integrante, o comando do colegiado perdeu totalmente o respeito junto à Secretaria Municipal de Saúde (SME). “A secretária de Saúde não atende ligações nem da presidente nem da vice”, diz, com ênfase a conselheira em outro áudio.

As novas revelações vem à tona num momento em que a secretária Morgana Dantas revela que a gestão Allyson Bezerra gastou mais de R$ 125 milhões apenas de recursos próprios na Saúde. Com o caso que o setor vive, o questionamento que ecoa pela cidade é: onde tanto dinheiro foi aplicado. E como.

O Conselho Municipal de Saúde, por ter a função precípua de fiscalizar a aplicação desses recursos, poderia contribuir para que fossem encontradas respostas para esses questionamentos.

Para isso, terá que vencer três desafios. Primeiro superar o pandemônio em que se transformou desde que se deixou cooptar pelo palácio. Segundo, exercer de fato o seu papel de órgão de controle social. E terceiro, e mais importante: deixar de ser apêndice da gestão municipal.

Publicidade

Postagens relacionadas

1 comentário

SUELEIDE ALVES FERREIRA DE MELO 09/12/2024 - 12:26

E o circo pegando fogo. E agora, como subir no picadeiro?????? A conta chega!!!!!! E os recursos???? Quem viu??? Onde estão, na botija??????

Responder

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais