Crianças do Centro de Educação Infantil do Núcleo Bandeirante. Professora Rebeca Breder. Elza Fiuza/Agência Brasil

Bolsonaro desiste de boicote e reajuste do piso docente será de 33,23%

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

O presidente Jair Bolsonaro (PL) desistiu de seu projeto de continuar boicotando o reajuste do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério. Com isso, o percentual para esse ano será de 33,23%, de acordo com portarias interministeriais dos Ministérios da Educação e da Economia.

A informação sobre a desistência foi publicada em primeira mão pelo poder360. Segundo apurou a publicação, ontem à tarde, Bolsonaro determinou ao ministro da Educação, Milton Ribeiro que conceda o aumento.

Importante destacar que embora o presidente busque lucrar com o fato, o reajuste é definido na lei 11.738, de 2008. O que Bolsonaro queria era evitar que a lei fosse aplicada. Temendo desgaste político-eleitoral, o presidente recuou e não vai mais agir para impedir que o reajuste aconteça. Peso a favor o fato de prefeitos e governadores lutarem pela queda do reajuste, mas não assumirem publicamente que não querem reconhecer o direito dos profissionais da educação.

Com a aplicação do percentual custo-aluno, de 33,23%, o valor mínimo do piso sobe de R$ 2.886,24 para R$ 3.845,34. A maioria dos prefeitos e governadores vinham protelando qualquer discussão sobre o reajuste do piso na expectativa de que o presidente anulasse o reajuste. É a situação, por exemplo, de Mossoró, onde há cerca de 40 dias o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) se recusa a marcar uma audiência com a representação dos trabalhadores para tratar sobre o assunto.

O percentual de reajuste do piso para os docentes não deverá causar muito impacto financeiro para os entes. É que as regras do Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação (FUNDEB) mudaram em 2020 e, com essa mudança, o Fundo passou a ter mais dinheiro da União.

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

Publicidade
Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais