Caern utiliza tecnologia inovadora para análise da Adutora do Jiqui

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

Avaliação detalhada, inédita na companhia, utilizou tecnologia Piper® da Saint-Gobain Canalização para um planejamento mais eficiente e manutenção dos componentes

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) deu um passo importante na modernização de seus sistemas. Utilizando a tecnologia Piper®, da Saint-Gobain Canalização, fabricante de tubos e acessórios de ferro fundido dúctil, a Caern realizou, no primeiro semestre, um diagnóstico completo da adutora do Jiqui, que abastece nove bairros de Natal/RN, sem a necessidade de interromper o fornecimento de água. O estudo usando método não destrutivo é a segunda experiência da empresa no Brasil, sendo a primeira em saneamento (o primeiro case foi de uma mineradora).

Com a tecnologia da Saint-Gobain Canalização, a adutora, que já apresentava sinais de desgaste pela idade, foi minuciosamente analisada, permitindo à Caern identificar problemas como ventosas soterradas, bolsões de ar e trechos com perda de massa devido à corrosão. Essa avaliação detalhada, inédita na companhia, possibilitará um planejamento mais eficiente para a manutenção e substituição de componentes, otimizando a operação do sistema e garantindo um abastecimento mais seguro e confiável à população. Também permitirá que a Companhia planeje os investimentos na Adutora.

“A inovação é fundamental para garantir a qualidade do serviço que prestamos. Com o uso do Piper, conseguimos identificar problemas que antes eram difíceis de detectar, permitindo agir de forma proativa e evitar interrupções no abastecimento. Esse diagnóstico nos permite conhecer a integridade da tubulação da adutora e suas condições operacionais “, afirma o engenheiro da Caern, Hazen Pereira.

Segundo o Diretor Presidente da Caern, Roberto Linhares, a prevenção e a manutenção das estruturas são prioridades da Companhia. “Investir em novas tecnologias é essencial para garantir um abastecimento eficiente e contínuo para todos os nossos clientes”, conclui.

A ADUTORA
A adutora do Jiqui, em Natal, é responsável pelo atendimento de nove bairros da capital, sendo os bairros de Candelária; Cidade da Esperança; Cidade Nova; Felipe Camarão, Capim Macio atendidos em sua totalidade, além do abastecimento parcial de Bom Pastor; Lagoa Nova; Neópolis e Nova Descoberta. Por se tratar de um equipamento antigo, com aproximadamente 60 anos, a Companhia não possuía uma análise detalhada desta estrutura.

TECNOLOGIA PIPER®
Piper® é o nome comercial para uma metodologia de análise não-destrutiva de dutos e consiste no lançamento de uma esfera no interior da tubulação, que é conduzida pelo fluxo da própria rede até o destino planejado. Ao percorrer a rede ela vai captando os parâmetros determinados previamente. Na etapa de escritório os parâmetros são analisados por Inteligência Artificial (IA) que auxilia o engenheiro analista no diagnóstico.

Os Pipers® medem a densidade do fluxomagnético dentro das tubulações usando um ou diversos sensores e trazem mais agilidade ao diagnóstico de possíveis intercorrências nos trechos da tubulação. A Saint-Gobain Canalização investe constantemente em tecnologias para trazer melhorias e redução de perdas no segmento de saneamento. “Com os dados registrados em uma velocidade maior é possível, por exemplo, a identificação de vazamentos de 150ml/ minuto. Nosso objetivo é oferecer uma solução em que as empresas possam atuar de forma preventiva e não apenas reparadora, possibilitamos um aumento na eficiência e qualidade dos serviços prestados”, afirma Pedro Taves, Diretor Comercial e Marketing da Saint-Gobain Canalização.

Sobre a Saint-Gobain Canalização
A Saint-Gobain Canalização é uma empresa brasileira do grupo francês Saint-Gobain (presente em 70 países e no Brasil desde 1937). A companhia fabrica tubos de ferro fundido dúctil utilizado em obras de grandes adutoras, além de acessórios como conexões, válvulas e tampões com a marca mundial PAM, oferecendo soluções completas para o setor de infraestrutura de água e esgoto; indústria; irrigação; mineração e construção civil, no Brasil e em todos os países da América Latina. A empresa tem atualmente 1.300 funcionários e instala mais de 1.500 km de tubo de ferro fundido dúctil no Brasil por ano.

Redação – ACS Caern

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais