Por Pedrina Oliveira
O setor policial neste final de semana, que correspondem aos dias 10, 11 e 12 de janeiro, de sexta à domingo, foi razoavelmente calmo. Na delegacia de plantão da cidade de Mossoró, no Oeste Potiguar, alguns casos foram registrados, casos de embriaguez ao volante, violência doméstica, apreensão de pássaros silvestres, entre outros casos. Porém o caso que nos chamou a atenção, foi o resgate de um homem que foi espancado, este resgate foi realizado pela Polícia Militar em Mossoró.
No início da madrugada de sábado, dia 11/01, um popular avistou um homem caído em via pública e chamou a Polícia através do número 190. Os policiais militares, da viatura do bairro Abolições, foram até o local indicado e resgataram: Jean Laurentino da Cunha Araújo, morador do bairro Bom Jardim, natural de Mossoró, de 31 anos, em uma estrada carroçável, próximo da Estrada da Raiz. A vítima, que estava amordaçada e com as mãos amarradas para trás, ao ser localizada pela Polícia, disse que foi capturado, perto da escola Felício Moura, por dois homens encapuzados e armados que o levaram para esta estrada e o espancaram. O mesmo não informou para os policiais qual a motivação deste crime. O homem foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, (SAMU), para o Hospital Regional Tarcísio Maia.
Também no sábado, dia 11/01, um homem identificado por Erickson Mateus Gomes do Nascimento, foi preso em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e posse de munição, na avenida Olivério Oliveira Neto, no bairro Planalto 13 de maio, em Mossoró, através da ROCAM do 12° Batalhão da Polícia Militar que o encaminhou para a delegacia de plantão e o apresentou à autoridade policial, sendo conduzido para o sistema prisional onde ficará a disposição da justiça. A maconha, e todo material apreendido, foram entregues na delegacia.
Ainda na delegacia de plantão, um caso de violência doméstica foi registrado na noite de domingo, dia 12/01, onde um homem identificado por Francisco Carlos dos Santos Junior, foi preso, após dar um soco em sua companheira. Segundo o delegado Dr. Luis Antônio, um casal foi conduzido pela viatura da Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal, ela para o hospital e ele para a delegacia. Este casal, estava no final de semana em Tibau/RN, onde beberam. Ao chegarem em casa, no bairro Nova Mossoró, em Mossoró, continuaram a beber na calçada da casa. Quando num determinado momento, a esposa queria dar assistência para alguns familiares. Este homem não aceitou e no meio da discussão, deu um soco nesta mulher. A GCM a encaminhou para o hospital que confirmou a lesão corporal. Ele foi encaminhado para a delegacia, onde foi autuado em flagrante através da lei Maria da Penha. Segundo ainda o delegado, ela solicitou medida protetiva de urgência. Como é um crime que não tem direito à fiança, o homem foi encaminhado ao sistema prisional, onde ficará a disposição da justiça.
E a Polícia Militar, resgatou três pássaros silvestres, em Mossoró, no domingo, dia 12/01, as aves estavam presas em gaiolas. Segundo o delegado, Dr. Luís Antônio, a Polícia Militar foi acionada para resgatar as aves silvestres, sendo criadas em cativeiro. Algumas pessoas foram conduzidas para a delegacia. Uma das pessoas, estava com cerca de 20g de maconha, foi feito um Termo Circunstanciado de Ocorrência, (TCO) e as pessoas foram liberadas. O delegado informou que como o Instituo Brasileiro do Meio Ambiente, (IBAMA), não recebe os pássaros, achou melhor soltar os mesmos na natureza e ao final, danificou todas as gaiolas.
No caso de embriaguez ao volante, foi pago uma fiança e a pessoa liberada.