Com a participação de 365 atletas, a piscina da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) esteve movimentada durante todo o sábado, 3, durante a realização do III Campeonato de Natação do Oeste Potiguar – Troféu Adriano Lima, disputado nas categorias Mini Mirim (< 5), Mirim e Master (+ 20). O Campeonato, que é promovido em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), é o maior evento de natação do interior do Estado, reunindo nadadores de 14 instituições.
Para o coordenador do Programa de Atividades Aquáticas (Proaaqua/Ufersa), professor Gustavo Gonzaga, o campeonato recebeu atletas federados e não federados com a proposta de incentivar a prática da natação. “Temos aqui iniciantes, mas também nadadores que participaram de finais de campeonatos brasileiros, nordestinos, norte-nordeste, enfim, temos um campeonato com quantidade e qualidade também”, avaliou o professor Gustavo.
O sucesso do campeonato a muito se deve ao apoio das duas universidades envolvidas, a Ufersa, com os Programas de Extensão Proaagua e, a Uern, com o Nadar Mais, coordenado pelo professor Adalberto Veronese. “É fato que sem esse apoio institucional das duas universidades seria difícil chegar ao nível desse campeonato”, avaliou o professor Gustavo Gonzaga. “Temos apoio com bolsas para os estagiários, educadores físicos, nutricionistas, as piscinas, além do apoio de transporte para a participação de eventos fora da cidade”, pontuou o coordenador do Proaagua.
Ufersa e Uern o- A natação como atividade de extensão tem contribuído significativamente para a melhoria da qualidade de vida de crianças e jovens de Mossoró. “É função importante das universidades esse apoio uma vez que a maioria dos participantes é de famílias de baixa renda”, afirmou, acrescentando que 50% dos atletas são da categoria infanto-juvenil, ou seja, abaixo dos 20 anos. “O nosso objetivo não é só descobrir novos talentos, não é só treinamento para campeonatos, mas proporcionar qualidade de vida para as crianças que não tem condições financeiras para a prática esportiva. O projeto ensina a criança a nadar, dando a oportunidade para subir de nível”, explicou. Os dois programas oferece a natação nas categorias: iniciantes, intermediário e avançado.
Piscina – O coordenador do Programa Nada Mais, da Uern, professor Adalberto Veronese, destacou três pontos para o sucesso do campeonato. “A oportunidade de atletas de várias categorias participarem, sendo a grande maioria estudantes de escolas públicas; pessoas com deficiência (PCD) e, a oportunidade de homenagear o medalhista paraolímpico potiguar Adriano Lima que marcou presença no campeonato”, considerou o professor Adalberto Veronese.
HOMENAGEM – O III Campeonato de Natação do Oeste Potiguar homenageou o atleta paraolímpico, Adriano Lima, que marcou presença na piscina da Ufersa. “Um privilegio fazer parte dessa competição que reúne muitas crianças que futuramente poderá representar Mossoró, o Rio Grande do Norte e até o Brasil em campeonatos”, afirmou.
O medalhista Adriano Lima, atleta paraolímpico, começou a nadar em 1990, após sofrer um acidente de trabalho. “Entrei numa piscina com foco na reabilitação e, em 1993, comecei a me destacar ao participar de um campeonato em Recife, ao conquistar 8 medalhas”, contou. Já no ano seguinte, o atleta conquista medalha de bronze, no Campeonato Mundial de Natação, realizado na Itália.
O atleta traz sem seu currículo 9 Medalhas Paraolímpicas: Atlanta (1996), Sydney (2000), Atenas (2004), Pequim (2008), Londres (2012) e Rio de Janeiro (2016). “Quero parabenizar a Ufersa e a Uern pela iniciativa que poderá sair daqui grandes nadadores”, afirmou o medalhista paraolímpico.
Premiação por equipes. 1º Lugar: Educandário Nossa Senhoras das Vitórias (Assú). 2º Lugar: Programa de Atividades Aquáticas da Ufersa (PROAAQUA). 3º Lugar: Projeto Nadar Mais (Uern).