A política sempre foi vista como a arte do argumento. Das propostas. Das promessas. Das conversas. Do diálogo. Sempre pautado pela busca de um bem coletivo.

A política partidária, por seu turno, ficou conhecida no imaginário popular como a atividade na qual se promete muito e se cumpre pouco. Apesar disso, a preocupação com a verdade, com uma certa ética, dominou o cenário.

Hoje, infelizmente, tudo parece ser inversamente proporcional. A falta de propostas, o dispensar dos argumentos, a negação do diálogo são a base para muitos políticos.

Negar direitos às minorias, reduzir melhorias à sociedade, impedir o acesso da ppopulação a serviços e bens públicos são plataforma que tem garantido votos. Não sem razão, a grande maioria da atual dos membros do Congresso Nacional é composta por deputados federais e senadores eleitos na esteira do que prega a extrema direita: mentira e caos. Aliás, mentir é o carro-chefe dessa turma. Não só criar a mentira, mas espalhá-la à exaustão. Foi assim, inclusive, que até um presidente foi eleito.

Não sem razão, que esse mesmo Congresso Nacional, por sua maioria, decidiu que não se deve criminalizar a mentira. Mesmo que ela interfira em eleições, mesmo quie sirva para incriminar inocentes. Apesar de a mentira ser, como diz a Bíblia, filha do Diabo. Coincidentemente, a chamada “Bancada da Bíblia” votou em peso para que a mentira seja institucionalizada. Hipocrisia e farisaismo. Misericórdia. Pode trocar inclusive de nome, de Bancada da Bíblia para Bancada da Mentira.

Aliás, essa bancada ganhou status de a maior do Ciongresso Nacional em todos os tempos. Foram nada menos que 317 deputados a votar para que notícias falsas sigam impunes pelas redes sociais, pelos grupos de whatsapp, enfim, ganhando mundo e corpo por tudo que é meio.

Vergonhosamente, o Rio Grande do Norte tem 6 integrantes na Bancada da Mentira. Gente que trabalha sem pudor para prejudicar as pessoas. E, agora, para acabar com a verdade. São Eles:

Benes Leocádio – União Brasil

Paulinho Freire – União Brasil

Robinson Faria – PL

Sargento Gonçalves – PL

General Girão – PL

João Maia – PL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo