A Neoenergia Cosern concluiu a doação de mais de 160 refrigeradores científicos para armazenamento de vacinas aos municípios potiguares e ao Governo do Estado. A ação, que teve um investimento de R$ 1,5 milhão, faz parte do Programa de Eficiência Energética da Distribuidora, regulada pela Aneel.

“Na primeira fase, apoiamos o Governo do Estado, os municípios mais vulneráveis e logo em seguida resolvemos ampliar a doação para todas as cidades potiguares”, explica Márcio Caires Vasconcelos, Diretor-Presidente da Neoenergia Cosern.

“Esses refrigeradores estão sendo extremamente importantes para o armazenamento adequado das vacinas e, certamente, contribuindo para o combate à pandemia da Covid-19”, complementa o presidente.

Para Ana Mascarenhas, Gerente de Eficiência Energética da Neoenergia, outro objetivo importante da doação foi reduzir o consumo de energia nas unidades de saúde.

“A ideia surgiu a partir da constatação de que se os municípios comprassem os refrigeradores apropriados sem a ajuda das Distribuidoras eles não fariam uma simples troca e sim acrescentariam mais carga ao sistema elétrico, aumentando a sua conta de energia”, ressalta Ana.

Ao todo, a Neoenergia doou 995 refrigeradores científicos para 965 municípios no Rio Grande do Norte Pernambuco, Bahia, São Paulo e Mato Grosso do Sul. A doação totalizou R$ 9,2 milhões.

Para receber os refrigeradores, os municípios assinaram um Termo de Adesão e entregaram duas geladeiras antigas, cada, à Distribuidora como contrapartida. No total, foram recolhidas no Rio Grande do Norte 322 refrigeradores ineficientes, todos descartados da forma ambientalmente correta, por empresas especializadas.

Os modelos de refrigeradores científicos doados são de fabricação nacional e a maior parte deles tem capacidade de 280 litros, suficientes para armazenar cerca de 18 mil doses de 0,5 ml. As câmaras têm temperatura programável e constante entre 2ºC e 8ºC para o armazenamento adequado das vacinas e são dotadas de sensores e bateria – ferramentas que ajudam a evitar o comprometimento dos imunizantes.

Antes do início das entregas, em março, a Neoenergia Cosern orientou todas as prefeituras a realizarem uma revisão das instalações elétricas as unidades de saúde que iriam receber os novos equipamentos como forma de prevenir contratempos.

Para contribuir com o consumo mais eficiente de energia pela população das cidades beneficiadas, outra ação integrada ao projeto foi a entrega de lâmpadas de LED para postos de saúde, hospitais, instituições públicas e consumidores residenciais de baixa renda.

No total, a Neoenergia Cosern substituiu 217.127 lâmpadas de LED para 632 instituições e 21.961 clientes residenciais de baixa renda no Rio Grande do Norte, desde o início da pandemia. Essa ação permite uma economia de até 40% no consumo de energia no sistema de iluminação destes clientes.

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo