A Neoenergia Cosern reforçou o sistema elétrico de 27 municípios do Alto Oeste (confira relação abaixo) com a construção de 30 novos quilômetros de redes de alta tensão e do 12º ponto de suprimento de energia do estado, em Caraúbas. As obras, que fazem parte dos R$ 2,1 bilhões do Plano de Investimentos da Neoenergia Cosern no sistema elétrico do Rio Grande do Norte até 2027, beneficiam 244 mil consumidores e dotam as cidades da região com novas opções de fornecimento de energia, em caso de emergência.
_“Com a entrada em operação, o empreendimento de Caraúbas reforça a confiabilidade do sistema elétrico da região, garantindo maior flexibilidade operativa a partir do Centro de Operações Integradas (COI). Com isso, reafirmamos o nosso compromisso de prestação de bons serviços aos potiguares que nos deu o reconhecimento de melhor distribuidora do Brasil”_, explica Davyd Anderson, supervisor da Expansão da Distribuição da Neoenergia Cosern.
Os 27 municípios do Alto Oeste beneficiados com a entrada em operação do novo ponto supridor de energia do RN são:
Almino Afonso
Antonio Martins
Apodi
Campo Grande
Caraúbas
Felipe Guerra
Frutuoso Gomes
Itaú
Janduís
João Dias
Lucrécia
Martins
Messias Targino
Olho D´Água do Borges
Patu
Paraú
Portalegre
Rafael Godeiro
Riacho da Cruz
Rodolfo Fernandes
Serrinha dos Pintos
Severiano Melo
Tabuleiro Grande
Umarizal
Upanema
Viçosa
*Outras obras importantes*
Ao longo de 2023, a Neoenergia Cosern realizou manutenções estruturais, inspeções termográficas e na vegetação em mais de 50% dos quase 60 mil quilômetros de redes de média e baixa tensão que levam energia a todos os municípios potiguares. A distribuidora também instalou 129 novos religadores telecomandados na rede elétrica, resultando num somatório de 2.017 equipamentos desse tipo, dos quais 42% já estão operando com esquemas de reconfiguração automática, o chamado “self healing”. Na prática, já é possível normalizar o fornecimento de energia em poucos segundos para quase 200 mil potiguares de forma automática e sem qualquer intervenção humana. De forma geral, os potiguares tiveram energia elétrica disponível durante 99,9% das 8.760 horas do ano.
_Foto: Divulgação / Neoenergia Cosern_