É quase insustentável a situação do vereador Gideon Ismaías (Cidadania). Se o presidente da Câmara Municipal de Mossoró (CMM), Lawrence Amorim (PSDB) fizer o que determina o Regimento do Legislativo, Gideon ficará em mandato nos próximos dias. A possibilidade de Gideon perder o mandato foi publicada em primeira mão pelo Porta Na Boca da Noite nesta segunda-feira, 24/7.
O Portal Na Boca da Noite teve acesso à frequência dos vereadores às sessões da Câmara em 2022.De acordo com os dados, Gideon só participou de mais sessões do que Nicodemos Fernandes (Cidadania) e Marrom Lanches (DC). Com um detalhe: no ano passado, Nicodemos e Marrom eram suplentes.
Em 2022 foram realizadas 99 sessões, das quais Gideon esteve presente em apenas 59 delas. Pelo artigo 314 do Regimento, ele teria direito a 33 ausências, mas não marcou presença em 43 sessões.
Em 2022, das 99 sessões, 80 foram sessões ordinárias e 19 sessões extraordinárias.
Esse ano, Gideon continua com pouca frequência à Casa do Povo.
A presidência da Câmara disse que vai solicitar à Secretaria Legislativa a frequência de Gideon às sessões para tomar as providências.
De acordo com o artigo 315 do Regimento da CMM, cabe ao presidente da Casa declarar a perda de mandato do vereador nos casos de ausências injustificadas às sessões e, ato contínuo, convocar o suplente.
Já era para ter perdido, enquanto nós servidores estamos trabalhando doente e esse senhor só precisa ir na câmara alguns dias por semana!