No feriado municipal da Liberdade, nesta quinta-feira, 30 de setembro, Mossoró terá programação cultural gratuita em três pontos da cidade com teatro, música e artes visuais. Os eventos são apoiados pela Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

A partir das 18h, no Partage Shopping, a Cia Bela Trupe de Teatro fará a última apresentação da esquete “Marca de Mossoroense”, dentro da programação da Exposição Auto da Liberdade Memórias, que ficou em cartaz de 1º a 30 de setembro.

A esquete aborda os quatro atos libertários de Mossoró contados por atrizes e atores que interpretam Celina Guimarães, Ana Floriano, o prefeito Rodolfo Fernandes e um escravo. Yasmim Duarte interpreta Ana Floriano, Rayssa Fernandes faz o papel de Celina Guimarães, Júnior Félix se apresenta como Rodolfo Fernandes e Adriano Duarte interpreta um escravo.

A esquete conta com músicas de Cacau Monteiro e de Danilo Guanaes. A Exposição Auto da Liberdade Memórias é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o shopping.

Já às 19h, a Fanfarra Independente de Mossoró (FIM) se apresenta na Estação das Artes Elizeu Ventania. O grupo fará um show com repertório repleto de músicas que são sucessos do momento e clássicos nos mais variados gêneros musicais para manter a tradição que já existe há 26 anos. O grupo preparou um repertório com sucessos atuais de piseiro, canções que marcaram épocas no pop rock nacional, axé, pagode e baladas internacionais. A apresentação é aberta ao público. A iniciativa é da Fanfarra Independente de Mossoró com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

“Teremos uma apresentação bastante eclética, vamos misturar bastantes ritmos. Temos reggae, pisadinha, bossa, nós temos músicas antigas. A situação está muito difícil, mas vamos tentar alegrar a galera de Mossoró e de outras cidades. Convido o povo a participar desse evento cultural da nossa cidade no dia 30 de setembro, às 19h, na Estação”, convidou o instrutor percussivo da FIM, Mário Costa.

A programação cultural continua na Praça Cícero Dias, localizada em frente do Teatro Municipal. A cantora Katharina Gurgel se apresenta com o show “Vaca Profana”, em homenagem à vida e carreira de Gal Costa. A apresentação começa a partir das 20h e também é aberta ao público. O show terá participação da cantora mossoroense Bia Gurgel, que é filha de Katharina e participou do reality The Voice Kids. O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc da Prefeitura de Mossoró por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

HISTÓRIA – No dia 30 de setembro de 1883, cinco anos antes da Lei Áurea, Mossoró libertou os escravos. O pioneirismo de liberdade é um dos principais atos da história de Mossoró, que há 20 anos os artistas da terra encenam no espetáculo Auto da Liberdade para milhares de pessoas. Porém, a pandemia da Covid-19 inviabilizou a realização do espetáculo Auto da Liberdade no ano passado e em 2021.

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo