Gerente e fiscais da Vigilância Sanitária da II Ursap e dos Municípios participam do II Fórum Estadual de Vigilância Sanitária em Natal

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

* Abdias Duque de Abrantes

A gerente da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), Emiliana Bezerra Cavalcante e as fiscais da Vigilância Sanítária, a Engenheira de Alimentos, Sanitarista, especialista em Saúde Pública e Vigilância e Saúde Ambiental e fiscal sanitário, Teresa Emanuelle Pinheiro Gurgel e a enfermeira e fiscal da Vigilância Sanitária, Ana Izaura Almeida participaram nos dias 29 e 30 de agosto, do II Fórum Estadual de Vigilância Sanitária, na Escola de Governo do Rio Grande do Norte (EGRN) em Natal.

Do Município de Tibau participaram os fiscais Pedro Irenilson de Souza e José Ítalo Ferreira; de Jandúis a Coordenadora Municipal de Vigilância Sanitária, Damiana Félix Galdino; de Apodi a Coordenadora Municipal de Vigilância Sanitária, Ellys Cristine Eleonor Pereira Torres e a fiscal Elione Fernandes; de Areia Branca a fiscal Wildma Ferreira e de Baraúna a Coordenadora Municipal de Vigilância Sanitária, Jailma Nogueira.

*MUNICÍPIO DE MOSSORÓ TEVE TRABALHO APROVADO PARA APRESENTAÇÃO ORAL*

Houve apresentação de Experiências Exitosas. Da II Ursap somente o Município de Mossoró enviou trabalho que foi aprovado para apresentação oral. “Trabalho de Fiscalização Noturna realizado pela Vigilância Sanitária do Município de Mossoró – RN”, autores: Metuzael Rômulo Leite Fernandes Bento e José Segundo. Também tiveram trabalhos aprovados os Municípios de Nísia Floresta, Parnamirim, Frutuoso Gomes, Goianinha, Jandaíra, Lagoa Nova, Natal, Pedro Avelino, Santa Cruz e São Fernando.

“Foi discutida a Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), RDC Nº 560, de 30 de agosto de 2021 que dispõe sobre a organização das ações de vigilância sanitária, exercidas pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, relativas à Autorização de Funcionamento, Licenciamento, Registro, Certificação de Boas Práticas, Fiscalização, Inspeção e Normatização, no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária – SNVS”, disse a sanitarista Teresa Emanuelle Pinheiro Gurgel.

“Compete aos Municípios a fiscalização de estabelecimentos, produtos, substâncias, veículos destinados a transporte de produtos e serviços, de baixo risco sanitário. Os Estados poderão assessorar, complementar ou suplementar as fiscalizações de competência dos Municípios”, ressalta a Engenheira de Alimentos e fiscal sanitário da II Ursap, Teresa Emanuelle Pinheiro Gurgel.

* Assessor de Comunicação Social da II URSAP

 

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais