Governadora participa do encerramento da Festa de Santa Luzia

Celebração à padroeira de Mossoró é considerada uma das maiores manifestações de fé do Rio Grande do Norte

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

 

A governadora Fátima Bezerra participou, neste sábado (13), da Procissão de Santa Luzia, que marca o encerramento oficial dos festejos em homenagem à padroeira de Mossoró, segunda maior cidade do Estado. A celebração é considerada uma das maiores manifestações de fé do Rio Grande do Norte.

A programação do dia teve início às 15h, com missa no Santuário de Santa Clara. Em seguida, a imagem de Santa Luzia seguiu em procissão até a Catedral Diocesana, acompanhada pelo bispo Dom Francisco de Sales Alencar Batista; pelo vigário-geral da Diocese e pároco da Catedral, padre Antoniel Alves, além de padres de toda a Diocese de Mossoró.

Na chegada à Catedral de Santa Luzia, a governadora participou do momento simbólico de descerramento das bandeiras, em gesto de respeito e devoção, integrando-se ao cerimonial de encerramento da festa. “Estamos aqui em demonstração de respeito às tradições religiosas, à fé popular e à importância cultural da Festa de Santa Luzia, que há gerações mobiliza fiéis, romeiros e visitantes em um grande testemunho de devoção, esperança e identidade do povo potiguar”, comentou a governadora.

A Diocese de Mossoró homenageou a governadora pelo apoio à cultura e a manifestações religiosas como a celebração em homenagem à padroeira da cidade, uma tradição de quase dois séculos e meio. Em 2021, o Governo do Estado reconheceu o Oratório de Santa Luzia, espetáculo teatral sobre a vida da religiosa italiana, nascida no final do Século III, como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Norte.

De acordo com estimativa dos organizadores, a procissão deste ano reuniu cerca de 160 mil fiéis. “A festa está concluída, mas a missão será continuada. De mãos unidas, continuaremos a professar a nossa fé. Mossoró, com alegria, saúda Santa Luzia”, comemorou o Padre Antoniel.

Com o tema “A Esperança não Decepciona”, inspirado na Carta de São Paulo aos Romanos, a Festa de Santa Luzia 2025 teve uma variada programação religiosa e cultural. Durante as celebrações, o padre chamou atenção para o mundo acelerado em que vivemos atualmente. “Em um mundo muitas vezes marcado pelo medo, pela pressa e pelas incertezas, a Festa de Santa Luzia nos convida a caminhar na contramão do desânimo”, destacou o religioso.

“Agradecemos a quem se fez peregrino de esperança nesse tempo de festa, de fora e de perto, trazendo um abraço à cidade e permitindo, sob o olhar de Luzia, Nossa Padroeira, que os abraçasse também como cristãos”, saudou o bispo diocesano, Dom Francisco Sales.

 

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais