Nós e nossas decisões

por Ugmar Nogueira
Publicado: Atualizado:
A+A-
Reiniciar

 

* Márcio Alexandre

 

A vida é uma permanente trajetória de escolhas. Haverá ocasiões, situações, circunstâncias, raras talvez, em que poderemos ficar com o grande e o pequeno, o branco e o azul, o fácil e o difícil.

Mas na maioria das vezes, é preciso decidir. Não dá para ir e ficar ao mesmo tempo. Ou um ou outro. Não dá para subir e descer na mesma hora. Primeiro se faz um e depois o outro. E são nesses momentos em que se reside o dilema. O que fazer?

Nem sempre a escolha mais fácil é a mais acertada. Nem sempre fazer como todo mundo faz se adequa ao que se precisamos naquele momento. Nos vemos na linha tênue que separa o urgente do emergente.

Conciliar o que a cabeça quer com o que o coração precisa. Esse é o grande desafio. Mas, mais difícil que fazer essa conciliação, é quando nos vemos obrigados a decidir entre o que um quer e o que o outro necessita. A vida é uma sucessão de decisões. Que mereçamos do Pai o discernimento para acertar mais que errar.

 

* Professor e jornalista

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

Publicidade

Postagens relacionadas

2 comentários

Nogueira 26/09/2021 - 16:00

Todos os dias temos a necessidade de escolher, mas às vezes não temos opções. Cabe-nos tão somente aceitar. Feliz é aquele que tem a opção de escolher e faz a escolha certa. Que Deus nos ilumine e saibamos fazer escolhas certas. Um forte abraço Márcio! Deus te abençoe.

Responder
Adryanna Medeiros 27/09/2021 - 09:28

O pior de fazer uma escolha eh tender a agir de acordo apenas com os sentimentos. A gnt tem a crença de que seguir o coração eh a melhor pedida. Eh comum ouvir das pessoas dizerem: siga seu coração. Talvez pq lá no íntimo a gnt já conte com a hipótese de fracasso. Daí pensa q se der errado, pelo menos fiz o q eu queria. No entanto, esse “seguir coração” reflete apenas um impulso, um desejo incontrolável de tomar decisões baseadas na vontade. E na realidade, na maioria das vezes, a nossa vontade corrobora para a nosso insucesso. Enfim, isso não eh filme de ação e aventura, pra o personagem se entregar somente a mercê dos instintos. Optar pelo uso da razão, ponderando os prós e contras, mesmo q a resposta não seja do nosso agrado, pode não ser infalível, mas aí da eh o mais confiável.

Responder

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais