A deputada estadual Isolda Dantas (PT-RN) está participando do G20 Social, que acontece no Rio de Janeiro nesta quinta (14), representando o estado do Rio Grande do Norte em um evento internacional para o debate sobre a transição energética. Com uma área de atuação ampla voltada para o desenvolvimento sustentável e políticas sociais, Isolda compartilha no evento as experiências do RN e debate a importância de alinhar os avanços na transição energética com medidas que beneficiem diretamente as comunidades na redução de desigualdades.

“Para o Rio Grande do Norte, a transição energética não é apenas uma questão de sustentabilidade ambiental, mas também de justiça social. O nosso estado é um dos maiores produtores de energia limpa, mas precisamos garantir que os frutos desse desenvolvimento sejam socialmente limpos, cheguem às mãos dos trabalhadores, agricultores e populações diretamente impactadas pelo setor” afirmou Isolda durante sua participação.

Diferente do G20, que discute majoritariamente economia, o G20 Social reúne líderes, movimentos sociais, organizações civis e representantes da sociedade das 20 maiores potências mundiais para discutir temas globais, com um foco crítico nas questões de justiça social, econômica e ambiental.

Na reunião do G20 Social, a deputada discute iniciativas que podem tornar a transição energética um pilar do desenvolvimento social, com políticas inclusivas e de apoio a populações vulneráveis. Além de Isolda, a Federação Única dos Petroleiros (FUP), a Marcha Mundial das Mulheres, o Ministério da Pesca e Agricultura, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), empresas e representações estrangeiras também participam do evento.

Além disso, Isolda destaca que essa transição precisa ser transparente e acessível a todos. “Não basta apenas mudar a matriz energética. Precisamos garantir que o impacto positivo chegue a quem precisa. De que adianta um parque eólico produzindo energia limpa se na comunidade ao lado não tem energia elétrica? As construções desses empreendimentos precisam reduzir os impactos sociais e ambientais para continuarem serem consideradas verdadeiramente limpas e responsáveis” concluiu.

Em maio deste ano a deputada realizou um seminário para debater sobre justiça social na transição energética do estado, e o resultado do seminário deverá se tornar uma produção legislativa para garantir avanços na pauta de forma efetiva. A participação de Isolda no encontro do G20 Social reforça o compromisso do Rio Grande do Norte com uma abordagem de desenvolvimento sustentável, além de firmar a atuação da deputada na área em que já é tida como referência nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo