A Penitenciária Federal em Mossoró realizou nesta quarta-feira, 10/11, escolta de extradição de nacional mexicano acusado de comandar um cartel ligado ao narcotráfico. A operação, coordenada pela Divisão de Segurança e Disciplina, contou com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que reforçou o policiamento no trajeto e alterou horários de trânsito de veículos especiais.

A escolta também contou com o apoio de Agentes da Divisão de Inteligência, que prestaram todo o suporte técnico ao comboio. O extraditando foi entregue à Sede da PF em Natal, e horas depois, embarcou em aeronave sob a custódia de agentes do DEA, o Departamento de Narcóticos Americano.

A Polícia Federal confirmou que extraditou um traficante de drogas mexicano de 46 anos para os Estados Unidos, na manhã desta quarta-feira (10). O homem é apontado como uma das lideranças do cartel Jalisco Nova Geração (CJNG) – uma das principais organizações ligadas ao narcotráfico no México.

José Gonzales Valencia, conhecido como “Chepa”, “Camaron” e “Santy”, foi preso no Ceará em dezembro de 2017. Na época, a PF informou que ele passava férias com a família no Brasil. Desde então, Chepa aguardava o processo na Penitenciária Federal de Mossoró, por ser considerado um preso de alta periculosidade.

O embarque para os Estados Unidos aconteceu no Aeroporto Internacional Aluizio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, em um avião da Drug Enforcement Administration (DEA) – a agência norte-americana de combate ao narcotráfico.

Segundo a PF, o homem possui nacionalidade mexicana e norte-americana e é acusado de ser um dos três líderes do cartel, sendo responsável pelas operações financeiras do grupo. No Brasil, o estrangeiro também respondia a uma ação penal, já que entrou no país usando um passaporte boliviano falso.

 

 

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo