É recorde o número de pessoas que estão com a segunda dose da vacina contra a covid atrasada. Apesar do avanço da campanha de vacinação, o Rio Grande do Norte tem nada menos que 61 mil pessoas que não voltaram aos locais de vacinação para completar o ciclo de imunização.
Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap/RN). A plataforma RN Mais Vacina aponta que dessas pessoas que estão com a segunda dose atrasada, quase metade é de gente que integra um dos grupos prioritários, ou seja, pessoas que foram as primeiras a receber a primeira dose do imunizante.
Mais preocupante ainda é que das 29.491 pessoas que estão com a segunda dose atrasada e que são do grupo de prioridades, nada menos que 21.257 são de profissionais da saúde, representando 72% desse público que não voltou para completar o ciclo vacinal.
Para mobilizar a população, a Sesap/RN vai realizar, nos dois próximos sábados, 21 e 28 de agosto, um mutirão para vacinar as pessoas que estão com a segunda dose em atraso.
De acordo com o órgão, os pontos de vacinação estarão abertos das 8h às 17h para aplicar exclusivamente a D2 em todos os municípios.
Número de pessoas de grupos prioritários com segunda dose em atraso
Idosos acima de 75 anos – 5.324
Idosos institucionalizados – 1.303
População indígena: 775
População quilombola – 832
Trabalhadores da saúde: 21.257
Total: 29.491
Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com