A Polícia Rodoviária Federal em ação integrada com a Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ/RN) apreendeu, nesta segunda-feira (12), na BR 101, no município de Baía Formosa/RN, uma carreta com quase 50 toneladas de excesso de peso.
Uma equipe PRF e auditores fiscais da SEFAZ/RN abordaram uma carreta, tipo bitrem de nove eixos, que realizava o transporte de chapas de granito. Na pesagem do veículo, foi constatado o excesso 49.290 kg no PBTC (Peso Bruto Total Combinado), e 29.140 kg no CMT (Capacidade Máxima de Tração).
Também foi identificado que apenas 47.306 kg da carga estavam documentadas, enquanto a carga transportada era de 87.176 kg, evidenciando a sonegação fiscal de 39.870 kg de mercadoria nacional sem documentação.
Além disso, o veículo foi autuado por outras infrações de trânsito e ficou retido no posto da SEFAZ-RN, até que sejam quitados os débitos de impostos e multas referente a sonegação fiscal.
Veículos de carga com peso acima do permitido têm seu funcionamento afetado e se tornam mais difíceis de controlar, causando perigo para os usuários das rodovias, além de danos a estradas e pontes, resultando em buracos, deslocamentos de asfalto e outros danos estruturais nas estradas.