Demorou, mas a conquista está acontecendo. É com esse sentimento que professores da rede municipal de ensino de Umarizal estão comemorando a implantação, no contracheque dos salários desse mês de janeiro, do pagamento de 45 dias de férias. Embora tenha direito a 45 dias de descanso, os docentes só recebem o referente a 30 dias de férias.
A conquista dos professores de Umarizal contempla, por enquanto, cerca de um terço dos docentes da rede municipal de ensino local e é fruto de ação ingressada na Justiça pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Umarizal (SINDISERPU) em 2015.
“Vitória inédita e inesquecível para a classe trabalhadora do município. Nesse mês de janeiro, professores recebem suas férias referentes a 45 dias. Há anos que lutamos por esse direito”, comemora Ana Maria Fidélis, presidente do SINDISEPU.
Ela revela que a vitória se deve à luta sindical e ao trabalho da assessoria jurídica do sindicato, capitaneada pelo advogado Liécio Nogueira. A expectativa é que a gestão municipal vá implantando o pagamento no contracheque dos demais docentes ainda não contemplados.