PSD tem segunda derrota em processo de cassação de mandatos de vereadores

Partido quer passar imagem de tranquilidade, mas tem buscado de todas as formas impedir que investigação prossiga

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

O diretório do Partido da Social Democracia (PSD) sofreu mais uma derrota – a segunda – no curso do processo que pode cassar os cinco mandatos de vereador conquistados pela agremiação nas eleições municipais passadas.

A Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) apura suspeitas de fraude à cota de gênero. De acordo com as denúncias, a nominata do PSD teria contado com candidaturas femininas fictícias, as chamadas “candidaturas laranjas”.

Antes, o PSD tinha questionado a legitimidade da parte ativa, no caso o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), proponente da ação. O Ministério Público Eleitoral (MPE) não deu guarida jurídica ao pedido, entendendo que a AIME pode ser proposta por qualquer partido político.

O PSD não se deu por vencido e, agora, questionou o interesse de agir do PRTB. Arguiu que o PRTB não teria legitimidade em face de Irmão Ceição e Edson Lobão, respectivamente candidatos a prefeito e vice-prefeito pelo partido, comporem chapa majoritária e a AIME questionar fato na chapa proporcional.

O Ministério Públicom Eleitoral não acolheu o argumento, destacando que para ajuizar ações eleitorais basta apenas que o pretendente seja candidato, não sendo obrigado que queira para si próprio o resultado do processo. Para o MPE, o interesse do proponente se manifesta quando tendente a coibir práticas ilegais e a garantir a lisura das eleições.

As manifestações do PSD chamam a atenção porque o partido tem dito que não cometeu qualquer ilegalidade, mas tem demonstrado tanta preocupação com a AIME que está tentando impedir inclusive que o juiz analise o mérito da ação. As provas na AIME seriam robustas.

Para completar a preocupação do PSD, a Justiça Eleitoral cassou a chapa do Republicanos em Alexandria por fraude à cota de gênero, o que reforça a atenção da Justiça com o combate a práticas eleitorais ilegais, como a existência, nas eleições, de “candidaturas laranjas”.

O PSD elegeu, em Mossoró, os vereadores Petras Vinícius, Alex do Frango, João Marcelo, Kayo Freire e Vladimir Cabelo de Nego.

Imagem: Blog do Barreto

Publicidade

Postagens relacionadas

1 comentário

José Dantas da Rocha 01/03/2025 - 10:53

Ao amigo Canindé parabéns,pois vc merece e conheço sua trajetória.

Responder

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais