Mais uma vez, o rapper Cumpadi Caboco se une ao cineasta Edu Bandeira para a produção de um novo videoclipe. Dessa vez, a canção escolhida foi “Rio Branco”, lançada em 2022 no EP Do Buraco de Mossoró pelo rapper.
A primeira parte da canção foi escrita por Caboco em 2016 entre idas e vindas de bicicleta para o trabalho. “Já vi de tudo nessa avenida, desde o pobre tendo que pagar propina para não perder seu
meio de transporte para trabalhar, até a elite cultural da cidade ostentando arte enquanto exclui a população mais carente”, revela Caboco.
A segunda parte da música, explica o artista, foi escrita em conexão com o EP, log após receber o instrumental do Comedor De Camarão.
A Avenida Rio Branco, que corta a cidade de Mossoró, é bem conhecida, muito mais do que as histórias que se desenrolam em seu trajeto, muito mais do que os trabalhadores que ajudam a construir esta cidade e muito mais do que as necessidades enfrentadas pela população de Mossoró.
O clipe fala sobre a busca de uma repórter por material para o seu programa, intitulado “Violência em Pauta”, e que poderia ser facilmente substituído por qualquer outro nome de um jornal sensacionalista que frequentemente vemos na televisão aberta.
A repórter faz de tudo para obter materiais relacionados à violência, e em nenhum momento parece
que isso seja algo negativo. Por outro lado, temos um jovem trabalhador que tem sua mãe enfrentando problemas de saúde. Entre cuidar da mãe e trabalhar, ele acaba sendo vítima da violência que a própria repórter está prestes a cobrir para sua matéria.
Este contraste coloca em destaque as prioridades da repórter em busca de notícias sensacionalistas, enquanto pessoas reais e suas dificuldades são muitas vezes ignoradas. O videoclipe oferece uma crítica perspicaz sobre o sensacionalismo na mídia e como isso pode distorcer as prioridades e desafios da vida real.
O lançamento da obra acontece logo mais às 16h, no YouTube. Acesse aqui o link de estreia.

Ficha Técnica:
Produção: Carranca Bandeirosa
Roteiro e Direção: Edu Bandeira
Imagens e Edição: Edu Bandeira
Letra e Performance: Cumpadi Caboco
Instrumental: Comedor De Camarão
Elenco: Cumpadi Caboco, Socorro Assunção, Luar R. Gil, Ricco Gonzaga,
Carlindo Emanoel e Augusto Pinto
Figurino: Carlindo Emanoel
Apoio: Janio Fernandes
Locação: Espaço cultural do Grupo Arruaça de Teatro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo