Secretaria da Administração produz cartilha informativa sobre notícias falsas

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

A Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo (EGRN), lançou nesta terça-feira (21) uma cartilha informativa de combate às fake news. O objetivo é esclarecer o que são, de que maneira surgem e se caracterizam, bem como, principalmente, podem ser identificadas. A publicação está acessível em formato pdf no site www.sead.rn.gov.br.
Para a secretária da Administração, Virgínia Ferreira, o intuito é preparar os leitores na avaliação e identificação de notícias falsas, evitando a desinformação no ambiente em que atuam. “As ferramentas contidas na cartilha servirão para que não apenas os servidores do RN, mas também toda a sociedade conheçam sobre esse fenômeno causador de desinformação, evitando a disseminação de informações fraudulentas. Isso ajuda a diminuir os estragos causados por elas”.
A Cartilha sobre fake news e o Infográfico de como avaliar e identificar uma informação falsa – também publicado no site da Sead – são produtos da pesquisa de inovação “Servidores Públicos do Estado do RN Competentes em Informação: elaboração e realização de cursos sobre fake news no enfrentamento à desinformação”. O estudo é desenvolvido pela bibliotecária documentalista Silvana Souza da Silva, que integra o rol de pesquisadores bolsistas de convênio celebrado entre a Sead/EGRN e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern) – Edital nº 05/2020.
“É de suma importância que as pessoas criem o hábito de refletir sobre as informações que recebem antes de disseminá-las. Pois só dessa forma vamos conseguir diminuir as mazelas que as fake news nos trazem em todos os contextos da sociedade”, afirmou a pesquisadora.
O conteúdo da cartilha engloba uma breve contextualização do surgimento das fake news, de que forma geralmente se apresentam – se em uma sátira ou paródia, conteúdo enganoso, falso contexto, etc. – e as principais áreas que comumente são alvos de notícias falsas (Política, Saúde, Ciência, Entretenimento, Religião e Propagandas). Também é possível conferir na publicação uma lista de sugestões de agências de checagem, especializadas em descobrir e investigar informações suspeitas de inveridicidades, dentre elas o RN Fato ou Fake, canal criado em 2021 para tirar a limpo o que é verdade e o que é mentira no âmbito norte-rio-grandense.

 

 

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais