É lamentável sob todos os aspectos a postura da Secretaria Municipal da Educação (SME) de Mossoró em relação á Feira do Livro. Além de não ser parceira do evento, o órgão parece que sequer vai permitir a participação das escolas no evento.

A Feira do Livro de Mossoró acontece na próxima semana e até agora a SME não elaborou nenhum plano de participação das unidades de ensino no evento. O Blog Na Boca da Noite conversou com alguns gestores de escolas da rede municipal de ensino e todos afirmaram que até agora não houve nenhuma orientação da secretaria ou reunião para tratar sobre o assunto.

Professores e professoras ouvidas pelo blog lamentaram a postura da secretaria. “A Feira do Livro é um momento importantíssimo para que os estudantes tenham contato com portadores textuais em um ambiente propício. Absurdo que não haja apoio do município para que possamos participar, levar nossos alunos”, lamentou uma professora, que pediu para ter a identidade preservada temendo perseguição.

Um professor, também sob a condição de ter a identidade preservada, disse que a ida dos alunos à feira, nesse momento de retomada presencial das atividades escolares seria fundamental também para a saúde mental dos alunos. “Os estudantes passaram dois anos sendo obrigados a ver tudo pela tela de um computador ou celular. Seria mais uma chance de socialização, agora num ambiente literário”, destacou.

Caso isso se confirme, será a primeira vez desde que a feira foi criada, que os alunos da rede municipal de ensino são impedidos de participar do evento literário.

O Blog Na Boca da Noite tentou ouvir a SME sobre o assunto. Desde o dia 22 deste mês que tentamos essa resposta da secretaria. O assessor do órgão se recusa a responder ou atender nossas ligações. Também ligamos para a secretária Hubeônia Alencar, da Educação, mas ela não atendeu.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo