Secretaria de Educação: Marcos saiu sem cumprir a palavra, Leonardo chega sufocando os professores

Prefeito Allyson Bezerra utiliza a pasta com claro intuito de destruir a reputação de quem aceita o cargo

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (UB) usa a Secretaria Municipal de Educação (SME) com um objetivo muito claro: manchar a reputação de qualquer um que aceite assumir a pasta. Não demora muito para que todo e qualquer um que aceite “pastorar” o cargo seja queimado e coloque o currículo no lixo. Não importa o quanto a carreira seja extensa ou os títulos acadêmicos sejam lustrosos. Saem todos menores do que entram.

A primeira a ocupar o posto era tão vassala que não cabe sequer mais de uma linha para se referir a ela.

Foi, depois, substituída pelo professor Marcos Antônio Oliveira. Viu sua imagem de seriedade e competência construída enquanto docente e gestor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), ser destruída em poucos meses. Visto como homem de palavra, Marcos não teve autonomia para fazer valer sua fala. Na prática, parecia não ter “moral” para autorizar a mudança de local de um armário na SME.

Dois exemplos são claríssimos nesse sentido. O primeiro deles se refere às últimas quatro escolas que foram contempladas com sistema de climatização. Marcos foi a cada uma dessas unidade de ensino e até com certa arrogância disse que os aparelhos de ar condicionado estariam funcionando até o dia 20 de novembro passado. Empenhou sua palavra. “Se a empresa não garantir que termina o serviço até essa data, eu nem autorizo”, afirmou nas reuniões em que participou. Até hoje essas unidades de ensino estão sem ar condicionado funcionando. Pior, nem os ventiladores tem mais.

Marcos também recebeu alguns professores que aguardam ter suas progressões funcionais publicadas. Só os recebeu depois que fizeram campana na secretaria e após ameaçarem chamar a imprensa. Prometeu que as tais progressões seriam publicadas em poucos dias. Já faz quase um mês da promessa. Saiu da pasta sem resgatar a palavra empenhada. Mesmo tendo sido na sua gestão que explodiu o vergonhoso caso do professor Francisco Hélio Rodrigues de Oliveira, que teve a sua progressão publicada em poucos dias. Provavelmente após ele fraudar o processo.

Marcos Oliveira sai tão chamuscado da SME que deve deixar a gestão Allyson Bezerra pela porta dos fundos. Após ser “convidado” a deixar a Educação, recebeu um prêmio de consolação. De lá deverá ser chutado sem direito sequer à despedida. É o que o destino reserva aos que aceitam se rebaixar demais.

Quem já começa rebaixado é o atual secretário. Também oriundo do IFRN, Leonardo Dantas chega ao posto com a pecha de ditador. Ou de proxeneta de tirano.

Em seu primeiro ato público como secretário, Leonardo aceitou que se negasse fala à presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum), professora Eliete Vieira. Docente como ele. Negou fala a um colega de profissão. Sufocou a voz dos professores. No mínimo concordou que se negasse. Tão mesquinho quanto ele mesmo tê-lo feito. Indigno para ocupante de um cargo tão importante. Deixa claro que não tem nenhuma gerência sobre a pasta. Mais um pastorador de documentos. Mais um assinador de papéis.

Leonardo também se rebaixa quando aceita ser secretário de Educação numa pasta esvaziada e, pior, com todas as escolas sem comando. Para termos uma ideia do caos, uma formação para gestores escolares, prevista para amanhã, dentro da Jornada Pedagógica, foi cancelada porque não há nenhum gestor escolar nomeado.

As aulas deverão ser iniciadas sem que tenha diretor em quaisquer uma delas. Quinta-feira, a Jornada Pedagógica terá continuidade nas unidades de ensino. Provavelmente sem a condução de gestores escolares. Concordar com uma pataquada dessas é aceitar colocar o currículo na privada. Lamentável que a vassalagem seja tão presente numa secretaria tão importante.

Publicidade

Publicidade

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Postagens relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais