A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e a II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), realizaram quarta-feira (4) de setembro, das 8h às 12h, no auditório deputado Leônidas Ferreira da II Ursap a Oficina Estadual de Atenção Integral à Saúde das Mulheres do RN.
O evento teve como público-alvo coordenadores da Atenção Básica, Referências da Política de Saúde da Mulher e Coordenadores de Plenária dos Conselhos Municípios de Saúde da 2ª e 8ª Regiões de Saúde. A Oficina teve como facilitadora a enfermeira sanitarista, Mestra em Práticas de Saúde e Educação pela UFRN e representante da Área Técnica de Saúde da Mulher da Sesap, Chyrly Elidiane de Moura.
A Política Estadual de Atenção Integral à Saúde das Mulheres do RN – PEAISM/RN, foi construída com a colaboração das áreas técnicas das Coordenações da SESAP, com a Diretoria de Políticas Intersetoriais e Promoção à Saúde – DPIPS, Coordenadoria de Vigilância em Saúde – CVS, Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos -SEMJIDH e demais parceiros.
A implementação da Política Estadual de Atenção Integral à Saúde das Mulheres do RN – PEAISM/RN deverá ser efetivada pelos gestores do SUS em nível estadual e municipal, em articulação com o ente federal, buscando desenvolver ações consoantes aos objetivos propostos e implementar as estratégias prioritárias, considerando suas competências e responsabilidades específicas.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN, responsável por garantir a operacionalização da Política Estadual de Atenção Integral à Saúde das Mulheres em âmbito estadual, deve envidar todos os esforços para fomentar, articular e apoiar a elaboração de Planos de Ação nos níveis Estadual e Municipal, no sentido de viabilizar o alcance dos objetivos e estratégias prioritárias propostas.
“A Política Estadual de Atenção Integral à Saúde das Mulheres do RN (PEAISM/RN), tem como objetivo principal promover ações estratégicas de forma articulada para efetivar a atenção integral à saúde das mulheres no estado do Rio Grande do Norte, fortalecendo as políticas de prevenção, promoção e vigilância da saúde em todos os ciclos de vida e diversos segmentos populacionais, contribuindo para a redução da morbimortalidade, na perspectiva do cuidado integral, humanizado e da garantia de direitos”, disse a representante da Área Técnica de Saúde da Mulher da Sesap, Chyrly Elidiane de Moura.
“A efetividade dessa política depende diretamente dos gestores para sua implantação, dos trabalhadores da saúde na elaboração de estratégias para o alcance dos objetivos propostos e da participação ativa da sociedade civil como corresponsáveis pelo cuidado em saúde”, ressaltou a ReferênciaTécnica do Programa Saúde da Mulher da IIUrsap, Maruska Matias Cortez.
Presentes a gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti, a representante da Área Técnica de Saúde da Mulher da Sesap, Chyrly Elidiane de Moura, a Referência do Programa Saúde da Mulher da II Ursap, profissionais de saúde e secretários municipais de saúde. (Fonte: Assessoria de Comunicação Social da II URSAP)