O abalo sísmico registrado na cidade de Caraúbas na tarde desta sexta-feira, 6/1, provocou pequenos estragos. O evento sismológico, de magnitude 1.8 na escala Ritcher, causou rachadura em uma parede de uma casa, além de ter provocado a queda do forro do gesso da citada residência.
Esse não foi o maior já registrado em Caraúbas. A cidade já teve um terremoto de magnitude 2.3. “O problema foi que este, foi dentro da cidade. Os anteriores registrados foram sempre na zona rural”, explica Ricardo Adriano, coordenador de Proteção e Defesa Civil da cidade.

Pelas características do tremor (tecnicamente conhecidas como assinatura), o evento pode ter sido natural. “O maior abalo que uma detonação em uma pedreira registra é de 0.8 na escala. Esse foi de 1.8. Para uma detonação causar um impacto dessa natureza, a quantidade de explosivos teria que ser imensa.  Além disso, não se registrou danos no percurso entre a pedreira e o centro da cidade, onde o abalo foi sentido”, explica Ricardo Adriano.

O tremor, a priori, vem sendo classificado pelos estudiosos e autoridades como sendo resultado de um abalo sísmico natural. As investigações seguem, no entanto, até que se chegue a uma conclusão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo