Praia de Miami, Natal /RN - Foto: Sandro Menezes

Turismo do RN cresce o dobro da média nacional e impulsiona setor de serviços

Atividades turísticas avançam 4,2% em um ano, fortalecem a economia potiguar e sustentam desempenho positivo dos serviços, aponta IBGE

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

O Rio Grande do Norte consolida o turismo como um dos principais motores de sua economia. Dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE, divulgados nesta terça-feira (13), revelam que as atividades turísticas do estado cresceram 4,2% em novembro de 2025, na comparação com o mesmo mês de 2024 — o dobro da média nacional, que ficou em 2,1%.

No mesmo período, o faturamento do turismo potiguar avançou 10,2%, indicando não apenas aumento no fluxo de visitantes, mas também elevação do gasto médio dos turistas. No acumulado de janeiro a novembro de 2025, o setor registrou alta de 3,5% em volume e 8,9% em receita frente a 2024. Já no acumulado de 12 meses, os índices chegaram a 4,2% em volume e 9,6% em receita nominal.

Segundo a secretária de Estado do Turismo, Marina Marinho, os resultados refletem uma política consistente de promoção, infraestrutura e qualificação do destino.

“O turismo do Rio Grande do Norte vive um ciclo virtuoso. Estamos crescendo acima da média do Brasil porque investimos em promoção estratégica, ampliamos a conectividade aérea e fortalecemos a cadeia produtiva em todas as regiões. Esse desempenho se traduz em mais empregos, renda e oportunidades para os potiguares”, destacou.

Turismo impulsiona setor de serviços

A força do turismo também tem sido determinante para o desempenho do setor de Serviços no estado. Análise do Instituto Fecomércio RN (IFC) aponta que o segmento foi essencial para que o RN registrasse alta de 0,5% nos serviços em novembro de 2025, na comparação anual, resultado superior ao cenário nacional.

O avanço é sustentado pelo maior fluxo de visitantes e pelo aumento do gasto médio, impactando positivamente atividades como hospedagem, alimentação, transporte, comércio e entretenimento. Mesmo com uma leve oscilação mensal nos serviços em geral — queda de 0,3% em volume e 0,2% em receita de outubro para novembro —, o turismo manteve desempenho resiliente, com estabilidade em volume (0,0%) e crescimento de 1,2% em receita, já com ajuste sazonal.

Para Marina Marinho, os números confirmam o acerto das estratégias adotadas pelo Governo do Estado.

“Temos trabalhado para posicionar o RN como um destino competitivo no mercado nacional e internacional, com campanhas integradas, participação em feiras, fortalecimento da marca e apoio aos municípios turísticos. O resultado é um turismo mais forte, que sustenta a economia mesmo em cenários de oscilação”, afirmou.

Nordeste em ascensão e projeções otimistas

Estudos de mercado indicam que o verão consolidou o Brasil como destino internacional, com o Nordeste desempenhando papel central nesse crescimento. No caso do Rio Grande do Norte, o relatório destaca o aumento de 69% nas viagens de retorno com pernoite, evidenciando a fidelização de turistas internacionais.

Para o último trimestre de 2025, a projeção é de crescimento de 12% na chegada de turistas internacionais ao país. Inserido nesse cenário, o Rio Grande do Norte ocupa a sétima posição nacional em desempenho, com expectativa de alta de 9%, mantendo-se entre os destinos mais aquecidos e competitivos do Brasil.

Com indicadores robustos e tendência de crescimento, o Governo do Rio Grande do Norte reforça o compromisso de seguir investindo no turismo como vetor estratégico de desenvolvimento, ampliando os benefícios econômicos e sociais para a população potiguar.

Fonte: https://www.rn.gov.br/

Publicidade

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais