Uma celebração da arte, uma ode à cultura

Escola leva ao palco o melhor da música e faz de estudantes os maiores artistas

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

* Márcio Alexandre

O Teatro Municipal Dix-huit Rosado viveu, neste domingo, 23/11, uma noite inesquecível. Apresentações memoráveis. No mesmo palco, o regional e o universal. O popular e o erudito. A música e a dança.
O Festival de Arte e Cultura do Instituto Educacional Sementes foi um sopro de esperança nesses tempos de gospelização da arte, de pentecostalização da cultura e de instrumentalização religiosa da educação. O evento foi uma profusão de cores, luzes e saberes em forma de sons e gestos. De passos e toques.
Ritmos inesquecíveis em canções inebriantes. Nos fazendo voltar ao passado sem deixar se desgarrar do presente. Nos lembrando que hoje é sempre futuro.
Fazendo despertar os melhores sentimentos. Evocando as melhores emoções. Porque quando a cultura fala o coração responde. Quando a arte vibra, a alma celebra.
Quase vinte turmas do Ensino Médio num espetáculo que trouxe emoção com forró, romantismo com axé e frevo com amor. For all!!
Escolher música como tema foi um grande acerto. Essa é uma das manifestações humanas mais grandiosas para celebrar diversidade e religiosidade. Conhecimento e diversão. Pluralidade e humanidade. No ritmo do respeito.

Multiculturalismo com batidas e acordes. Elba e Queen desfilando talento. Flávio José e Debby Gibson fazendo suspirar. Bethânia e Air Suplly nos levando a sonhar. Com estilos muito diferentes, mais igualmente apaixonantes. Sem perder a harmonia.
Foi uma noite de xote e xaxado, mas também de mambo e rock. De pop e pífaro. De baião e balada. Com muito iê, iê, iê.
É como se a escola soubesse que a música acelera quando é necessário e que cadencia quando é preciso. Principalmente que a arte caminha em alta velocidade. Muitas vezes, voltando ao pretérito. E a educação tem a obrigação de acompanhar.
Não foi apenas para divertir. Foi para aprender do melhor jeito. Com tons havaianos e resistência negra. Com figurinos de encher os olhos e artistas de encher os palcos.

Celebrar com cultura e arte é reafirmar que o amanhã é dos que ousam.

Foram muitas as sensações. Obrigado por essas Sementes!!!

* Jornalista e Pai de Sibelly Mariana

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais