O Blog Na Boca da Noite pede licença aos estimados leitores dessa página para fazer uma análise de conjuntura e projeções políticas para as eleições desse ano.
Atento aos levantamentos eleitorais do mês de julho por parte dos institutos de pesquisas, o Boca da Noite fez a sua análise e apresenta ao nosso leitor da página e do nosso programa de rádio na 98 FM as agremiações políticas favoritas a terem assentos em Brasília.
O blog fez as contas observando nomes e partido que vão disputar claramente vagas a Câmara Federal, considerando as pesquisas de Julho e início de agosto desse ano. Nessas condições, os partidos com mais chances de eleger seus nomes a deputado federal seriam:
PL – Duas Vagas
PT – Duas Vagas
União Brasil Uma Vaga
PP – Uma Vaga
MDB – Uma Vaga
Solidariedade 1 Vaga
O resultado pode ser alterado após o jogo começar. Vão entrar em campo experiência, estratégias e recursos financeiros de cada candidato.
Prováveis mudanças – Neste jogo, o União Brasil poderá tirar a vaga do Solidariedade aumentando sua conquista para duas cadeiras.
Uma outra mudança provável é no PP. Caso o Major Brilhante venha confirmar o favoritismo nas urnas, o PP pode buscar a segunda cadeira. O PP tem ainda Carla Veruska, que é grande puxadora de votos. Isso acontecendo, tanto o Solidariedade como o MDB podem perder suas cadeiras, caso não atinjam o coeficiente direto.
Possibilidade Remota – Nessa eleição, será muito difícil um partido ou até mesmo as federações conseguirem um feito de fazer 3 deputados diretos ou na sobra. Para fazer direto tem que atingir 610 mil votos. Já para eleger na sobra o partido tem que chegar à casa de meio milhão de votos.
Essa eleição pode trazer frustrações aos partidos menores que sonham em eleger deputados com o famosos percentual dos 85% do coeficiente eleitoral.
O blog faz uma alerta para a possibilidade de isso acontecer. Se o MDB e Solidariedade fizerem os coeficientes dificilmente partidos vão eleger alguém na sobra do que faltou para completar o coeficiente.
Das 8 cadeiras em jogo sete devem ser feitas diretas, restando apenas uma e que deverá ficar para o jogo das sobras de quem fez o coeficiente eleitoral.
O Blog Boca da Noite e a 98 FM vão cobrir tudo sobre as eleições de 2022.