Espetáculo “A Coisa do Humano” chegará à oito cidades do RN com humor e reflexão sobre o uso da tecnologia

A primeira cidade a receber o espetáculo será Currais Novos nesta quinta e sexta-feira

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

 

A Cia Bagana de Teatro está de volta às estradas do Rio Grande do Norte com o espetáculo “A Coisa do Humano”, uma montagem de palhaçaria feminina que convida o público a refletir, com leveza e sensibilidade, sobre as relações humanas e o impacto das tecnologias na convivência social.

A peça, protagonizada pela Palhaça Porpeta (Joriana Pontes), traz à cena a rotina humana entre ela e sua porquinha, atrapalhada pelo celular. Este espetáculo interage especialmente com o público infantil e adolescente para abordar temas como o uso do celular, uso do tempo, as brincadeiras, as alegrias e as perdas, tudo costurado com humor e poesia. A proposta é despertar nas crianças e adolescentes uma consciência crítica sobre o uso equilibrado das mídias digitais, sem perder de vista a importância da infância, do afeto, do olhar e do toque — dimensões humanas cada vez mais ameaçadas pela hiperconectividade.

O espetáculo integra o projeto “Montando a Palhaçaria nas Escolas”, produzida pela Traquitana Cultural, em parceria com a Cia Bagana de Teatro e o Banco do Nordeste cultural, com aprovação na Política Nacional Aldir Blanc – PANB 2024 do Estado do RN. A iniciativa inclui também oficinas de palhaçaria mista e palestras educativas sobre o uso consciente das tecnologias, promovendo a arte e o diálogo sobre a Lei nº 15.100/2025, que proíbe o uso de celulares em salas de aula das escolas públicas e particulares do estado.

A circulação contemplará oito cidades potiguares, priorizando escolas públicas localizadas em áreas de vulnerabilidade social, com o objetivo de fortalecer os vínculos entre alunos e educadores.

“Está sendo uma grande alegria poder retornar com esse espetáculo, que vem sendo atualizado ao longo dos anos e que se mostra a cada dia, mais necessário, gerando diversão e também levando educação para as crianças potiguares”, ressalta a atriz Joriana Pontes.

A primeira cidade a receber o espetáculo será Currais Novos, nessa semana (09 e 10 de outubro) e que há exatos dez anos recebia a companhia com a apresentação pela primeira vez. Já o encerramento do calendário de apresentações será em Mossoró, com as crianças da Escola Estadual Professor Manoel João.

Confira o calendário das apresentações nas cidades:
* 09 e 10/10 – Currais Novos (E.E. Capitão Mor Galvão);
* 27/10 – Serra do Mel (Escola Municipal Villa Goiás);
* 28/10 – Upanema (E.E. José Calazans Freire);
* 30/10 – Governador Dix-Sept Rosado (E.E. Jerônimo Rosado);
* 03/11 – Porto do Mangue (E.E. Josélia de Souza Silva);
* 04/11 – Carnaubais (E.E. Adalgisa Emídia da Costa);
* 05/11 – Baraúnas (E.E. João de Abreu);
* 06/11 – Mossoró (E.E. Professor Manoel João).

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais