Governadora visita unidade de liquefação e compressão de gás em Assú

Empreendimento irá fortalecer a interiorização da distribuição do produto no RN e em outros estados

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

A governadora Fátima Bezerra participou, na manhã desta quarta-feira (26), de um decisivo passo para a interiorização do fornecimento de gás natural no Rio Grande do Norte. Trata-se da apresentação do projeto para implantação de uma unidade de acondicionamento de Gás Natural no município de Assú, localizado no Oeste potiguar. O projeto foi apresentado pela empresa GNLink Distribuidora, e o empreendimento será o primeiro localizado no Rio Grande do Norte e o segundo no Nordeste.

“Essa unidade de processamento de gás não é só para atender o Rio Grande do Norte, mas todo o Nordeste. É um centro de distribuição regional”, explicou a governadora, destacando que o empreendimento, além de trazer desenvolvimento, emprego e renda para a região, também “se conecta com a agenda mais imperativa e urgente do mundo atualmente, que é a agenda da descarbonização”, citando a COP30, sediada recentemente no Brasil. “Então, estamos fazendo aqui o nosso dever de casa”, disse.

A primeira unidade de Liquefação e Compressão de Gás Natural da GNLink, localizada em Assú, no Rio Grande do Norte, está construída e iniciará operação em breve.

“A grande virtude deste projeto é purificar o gás – tratar, processar e convertê-lo na forma líquida – e conseguir levar esse gás para o Nordeste inteiro, a partir daqui, do Rio Grande do Norte. Mas, em especial, queremos fazer com que esse gás também se interiorize no Estado, e que a Potigás possa universalizar a utilização de gás no Estado com um viés ambiental, de descarbonização, econômico e de desenvolvimento social”, comentou o CEO da GNLink, Marcelo Rodrigues.

Marcelo destacou ainda que a unidade já possui licenças ambientais emitidas pelo IDEMA e pela ANP para fase de comissionamento, e aguarda nos próximos dias a liberação final da licença de operação. No Rio Grande do Norte, a empresa pretende operar com acondicionamento do Gás Natural Liquefeito (GNL) e do Gás Natural Comprimido (GNC).

O empreendimento será instalado nas proximidades da Estação Coletora de Carnaúba, da PetroReconcavo, com capacidade total de 100 mil Nm³/dia. Seu principal objetivo levar o gás natural, via modal rodoviário, a municípios e regiões não atendidos por gasodutos, fortalecendo a competitividade industrial, a matriz energética e a interiorização do desenvolvimento.

Presente à inauguração, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, Alan Silveira, também falou sobre a importância do empreendimento.

“O projeto está alinhado ao esforço do Governo do Estado de fortalecer a transição energética e modernizar a gestão do consumo energético, reforçando a sinergia entre o empreendimento e a estratégia estadual de transição energética.  O Estado está preparado e determinado para que o RN seja um dos líderes nacionais da transição energética justa”, celebrou.

“A GNLink vai poder trabalhar conosco na abertura de mercado e na captação dos nossos clientes. Acreditamos muito nesse potencial e no potencial de descarbonizar que o gás natural tem. Queremos dizer que estamos abertos a essa parceria, que vai proporcionar a expansão e a interiorização do gás no estado” exaltou Marina Melo, diretora-presidente da Potigás.

*Com informações da PetroReconcavo/GNLink

Fotos: Carlos Costa
Fonte: ASSECOM RN / Reprodução

Publicidade
Publicidade

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais