* Márcio Alexandre

 

Demagogo é o político que, sob seus interesses, especialmente eleitoreiros, faz uso de discursos inflamados para cobrar do poder público que realize essa ou aquela ação. Na prática, é ferramenta utilizada pelos maus para cobrar dos outros aquilo que ele nunca faria se estivesse na mesma condição de quem ele está cobrando.

O que o demagogo visa é induzir o povo. Ao erro. À sua veneração. Aos seus propósitos. É um trapaceiro, para usar um termo popular.

Allyson Bezerra (Solidariedade) a se considerar os vídeos que estão circulando na internet e sua postura como prefeito de Mossoró, é um demagogo de marca maior. Ou de marca nenhuma, porque a maldade não merece slogan.

Como deputado, Allyson inundou suas contas nas redes sociais com postagens, memes, vídeos e tags cobrando da governadora Fátima Bezerra (PT) que pagasse o reajuste do piso docente. Incisivo, vocifera no vídeo: “Primeiro, não é favor, é lei federal, a lei 11.738, é lei federal. É obrigação da governadora, é obrigação de qualquer prefeito implementar o piso dos professores”, discursou com muita ênfase e nenhuma sinceridade.

Como bem disse Allyson, é obrigação da governadora e de qualquer prefeito implantar o piso. Allyson, infelizmente, se elegeu e virou um prefeito qualquer.  Desses que negam direitos, que trapaceiam, que mentem, que buscam os holofotes para se promover, e promovem a malignidade.

No caso de Mossoró, Allyson cercou-se de alguns dos melhores advogados de Mossoró e do Rio Grande do Norte. E para quê? Para encontrar brechas na legislação. Para fazer chicanas jurídicas. Para malabarismos legalistas. Com qual intenção? Negar direitos. Está sendo assim com o reajuste do piso docente. Não custa lembra que a pior maldade é aquela que se faz sob o manto da lei.

O prefeito diz, agora, que há incompatibilidade entre a lei federal (tão inatingível em seu discurso de deputado) com o plano de carreira dos trabalhadores (que ele definia como sacro quando era “sindicalista”).

Mesmo que os vídeos sejam montagem – o que parece não ser o caso –  merece toda reprimenda a tentativa do prefeito de evitar que os professores tenham direito ao reajuste, fruto de tanta luta. O dinheiro do FUNDEB, já disse um certo prefeito,  é sagrado, e para eles  deve ser direcionado.

A mudança de discurso não é só providencial.  É nefasta. É perversa. É desumana. Allyson eleva a demagogia à potência máxima. Os vídeos estão aí para mostrar. Seu modus operandi está aí para confirmar.

 

* Professor e jornalista

 

P. S: o vídeo acima, com as legendas, circula nas redes sociais.

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

One thought on “Vídeo: Allyson e a demagogia em potência máxima

  1. Acredito muito no potencia político, quando presencio e vejo toda aquela maneira de falar falando por amor ao quê fez, está fazendo e o que pretende fazer
    Vejo isso pela qualidade em que ele está produzindo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo