A pachouchada do deputado Coronel Azevedo

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

 

* Márcio Alexandre

 

Tem repercutido nas redes sociais um vídeo do deputado Coronel Azevedo (PSL) em que ele afirma que a Independência do Brasil foi proclamada por Pedro Álvares Cabral. E a repercussão, negativa, advém do erro cometido pelo parlamentar ao trocar o nome de quem deu, às margens do Ipiranga – segundo a versão oficial – o grito de Independência.

Pode ter sido um simples lapso. Para a maioria, em outra circunstância, passaria despercebido. Mas a declaração foi dada num vídeo em que o deputado conclamou a população a ir às ruas defender o seu mito, o presidente Bolsonaro.

A grande pachouchada de Azevedo não foi ter trocado o nome de Dom Pedro I por Pedro Álvares Cabral. Embora, lembremos, além de militar e deputado, o coronel é também advogado. Por essas circunstâncias, deveria ter mais cuidado com o que diz.

Sim, o deputado Azevedo chama as pessoas a ir às ruas no momento em que o seu mito instala no país a cizânia, a discórdia, a beligerância.

Como advogado, Azevedo esquece o compromisso que se deve ter com o cumprimento da lei. Como militar, deveria se preocupar com a segurança das pessoas. Como deputado, deveria atuar como conciliador nos instantes de incertezas, como no dia de hoje. Talvez seja exigir muito de quem não lembra sequer quem deu o proclamado grito de Independência.

Noutro vídeo, o deputado conclama: “juntos vamos celebrar a Independência do Brasil reafirmando o nosso integral compromisso com o presidente Jair Bolsonaro”. Difícil acreditar em discurso de patriotismo de quem defende um presidente que ameaça a tudo e a todos, que instala o caos, que sabota o país, que chama o povo ao cadafalso. Como se vê, a pachouchada é maior do que se imagina. O risco que ela representa, também.

 

* Professor e jornalista

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais