O esforço concentrado dos vereadores de Mossoró para aprovar as peças orçamentárias do município não vem sendo reconhecido pelo prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade). Esse, pelo menos, é o sentimento de grande parte dos parlamentares, assessores e servidores da Câmara Municipal de Mossoró.
É que no último dia 18/1, os vereadores concluíram a votação das matérias (LDO, PPA e LOA). A última das peças aprovadas foi a Lei Orgânica Anual (LOA), enviada na terça-feira à prefeitura para sanção. Passados 3 dias, no entanto, o prefeito não publicou a lei, não abriu orçamento e não dá previsão de quando isso pode acontecer.
Os prejuízos já estão sendo sentidos. Na Câmara Municipal de Mossoró, o pagamento de vereadores, servidores e assessores, que tradicionalmente é feito dia 20 de cada mês, não aconteceu ainda. “Na prática, não está atrasado, porque a Câmara paga antecipado, mas quebrou uma tradição. Além disso, todos se programam para pagar suas contas nessa data”, revelou uma fonte ao Blog na Boca da Noite.
O blog confirmou ainda com uma outra fonte que a folha já foi fechada aguardando apenas a publicação da LOA para fazer o pagamento. “Há o dinheiro, mas enquanto a lei não for publicada, nada pode ser pago”, justificou.
O Blog Na Boca da Noite confirmou que o presidente da Câmara, vereador Lawrence Amorim (Solidariedade) esteve hoje cedo na prefeitura conversando com o prefeito Allyson Bezerra para sensibilizá-lo sobre a necessidade de publicação da lei.
Uma terceira fonte afirmou ao Blog Na Boca da Noite que há uma informação dando conta de que a publicação será feita ainda hoje. Mesmo que isso ocorra, não haverá tempo hábil para pagamento da folha do Legislativo.
Há temor inclusive quanto ao pagamento da folha de janeiro dos servidores da prefeitura de Mossoró. “A prefeitura não conseguiu, em 3 dias, fazer uma simples publicação da lei, nem tampouco abrir o orçamento. Não sabemos por qual motivo não fez. Essa postura lança dúvidas sobre quando isso será feito e se em tempo hábil para pagar ao funcionalismo público municipal”, destacou a primeira fonte.
O Blog Na Boca da Noite questionou a prefeitura de Mossoró sobre o assunto. A assessoria do município informou que a lei será publicada ainda hoje.
Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com