Aulas presenciais já retornaram em mil municípios brasileiros

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

Cerca de mil municípios brasileiros que participaram de levantamento da Confederação Nacional de municípios (CNM) já retomaram as aulas presenciais em suas redes de ensino. É o que revela a 22ª edição da pesquisa sobre a Covid-19 realizada pela CNM. O levantamento – que ouviu 1.896 Municípios entre os dias 16 e 19 de agosto – também apontou que cerca de 60,3%, ou 1.144 Entes locais, não registraram morte pela doença nesta semana.

Entre as medidas que ainda precisam ser adotadas para a volta do ensino presencial, os gestores destacaram: organização dos ambientes como sala de aula e espaços de convivência (23,6%); adequação dos espaços físicos das escolas (refeitórios, banheiros) (22,2%); plano de comunicação (19,6%); planejamento pedagógico para atividades presenciais e não presenciais (19%); aquisição ou aumento do estoque de materia de limpeza e higiene (18,4%); testagem em caso de suspeita de Covid-19 (17,6%); e instalação de bebedouros e torneiras (13,2%).

Vacinação – A pesquisa mostra que a vacinação avança e apenas um Município afirmou estar imunizando pessoas acima de 50 anos; 7 prefeituras vacinam pessoas entre 40 e 44 anos; 60 aplicam doses na faixa etária entre 35 e 39 anos; 191 estão na faixa entre 30 e 34; e 481 Municípios imunizam pessoas com idade entre 25 e 29 anos. Mesmo com o avanço na aplicação de doses, a falta dos imunizantes ainda foi registrada por 17,5%, ou 332 Entes locais. Desses, 80% afirmaram não conseguir aplicar a primeira dose e 39% registram a falta de imunizantes para aplicar a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

Ao se tratar da escolha do imunizante, a CNM questionou novamente quais ações ou punições estão sendo tomadas pelos gestores locais quanto à tentativa: 53,3% dos Municípios apenas informam que não é possível escolher qual a marca da vacina a ser aplicada e aplicam a que está disponível; em 32% (606) dos Municípios a pessoa perde a vez na vacinação e vai para o final da fila; outros 11,3% (214) pedem para que a pessoa retorne quando o imunizante desejado chegar ao Município; e 0,7% (14) locais permitem a escolha da vacina.

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais