As isenções na campanha eleitoral de Mossoró

A campanha eleitoral de Mossoró está numa feição interessante para análise. E suspeita também. E por isso, carente de uma observação crítica. Assim como foi em 2020, as pesquisas eleitorais terão peso decisivo. O eleitor lembra que o atual prefeito usou e abusou das pesquisas como instrumento indutor de voto a seu favor. Assim, o tal voto útil foi crucial para que ele obtivesse sucesso naquela empreitada. As pesquisas, esse ano, tem sido usadas a favor do prefeito de forma escancarada. Até mesmo a Ouvidoria do município entrou em campo para fazer dos eventos festivos oficiais do município propaganda eleitoreira. Agora, o TS2, instituto de pesquisa de Erison Natércio, publicou o seu primeiro levantamento. Allyson, logicamente, segue na frente. Erison era auxiliar da gestão. Ou seja, empregado do prefeito. Deixou o cargo para fazer pesquisas que favorecem esse mesmo prefeito. Vejo conflito de interesses, mas respeito que pensa diferente. As situações estranhas não param por aí. A pesquisa foi contratada por um sistema de comunicação com relações comerciais fortes com a prefeitura (foi, por exemplo, a emissora oficial do Mossoró Cidade Junina). Outra situação para reflexão. Por fim, os números foram analisados num programa da contratante por um jornalista que tem parente com cargo comissionado na gestão Allyson Bezerra. Para alguns tudo isso pode ser normal, mas a ética, o bom senso e a moral, não concordam.

Extrema direita

Incrível como a única pauta da extrema direita brasileira é criar crises. Não se vê propostas, debates inteligíveis e ações produtivas encabeçadas pela maioria dos políticos de direita, atualmente, no Brasil.

Separação

Informações de bastidores dão conta de que o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) teria colocado dificuldades para que a avenida Presidente Dutra fosse liberada para a atividade política do candidato Genivan Vale (PL). Espero que isso não tenha ocorrido. Se o tiver, alguém precisa dizer ao chefe do Executivo sobre a necessidade de separar o prefeito do candidato.

Patrimônio

Falar em prefeito, Allyson fez grande esforço “para ficar mais pobre” – apesar das evidências em contrário -, mas continua sendo o candidato mais rico na disputa pelo comando da prefeitura de Mossoró.

Fortuna

Aliás, não é só o patrimônio pessoal do prefeito que é maior do que dos demais candidatos. A estrutura de campanha de Allyson é coisa de milhões. O pobrezinho que nunca existiu não poderá ser invocado nas eleições desse ano.

Campanha

Os principais candidatos à prefeitura de Mossoró, Allyson, Genivan e Lawrence, intensificam visitas e escuta dos eleitores. Nessa fase em que os candidatos se apresentam aos eleitores, a campanha segue de forma muito tranquila. Os tensionamentos, os embates mais fortes devem ocorrer quando eles forem entrevistados ou se houver debates.

Podcast

Hoje à noite, às 18h00 estreia o primeiro episódio do PODEDUQUE, no Youtube.  O podcvast educacional atrará um bate-papo agradável sobre Poesia popular como recurso didático, com a participação do poeta e escritor Lindoaldo Campos. O canal pode ser acessado clicando no link https://www.youtube.com/@PODEDUQUE. O comando é da jornalista Izaíra Thalita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo