Confirmação de possíveis irregularidades levará mais três vereadoras à Câmara

Ações mais robustas investigam uso irregular de recursos de campanha e fraude à cota de gênero

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

As eleições de 2024 em Mossoró foram marcadas pelo machismo e misoginia. Dominado pelo Palácio da Resistência, o pleito terminou com 19 homens eleitos. A máquina da prefeitura agiu com muita força e conseguiu eleger 16 vereadores da situação. Todos homens.
Ao final, apenas duas mulheres foram eleitas: Marleide Cunha e Plúvia Oliveira, ambas do PT. As duas únicas vozes verdadeiramente de oposição.
É possível que esse resultado tenha sido influenciado também por irregularidades cometidas por alguns candidatos. Várias ações tentam comprovar essas desonestidades e fazer justiça à vontade do eleitor.
Dos processos, dois estão em mais evidência: o que pede a cassação de Raério Araújo (UB) por desaprovação das contas, e o que investiga fraude à cota de gênero pelo MDB, que teve como eleito o vereador/bofeteador Cabo Deyvison.
Uma terceira Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) questiona problemas na nominata do PDS, que elegeu 5 vereadores (obviamente, todos do sexo masculino).
Se as ações prosperarem e as irregularidades forem comprovadas, pelo menos 6 vereadores perderão seus mandatos, sendo substituídos por outros. As cassações podem chegar a 7. Dos suplentes que poderão assumir nos casos acima analisados, três são mulheres: Aline Couto (PL), Ana Flávia (PT) e Heliane Duarte (Rep).
As ações, ajuizadas pela chapa do PRTB (irmã Ceição/Francisco Edson), caso sejam procedentes, farão justiça à vontade do eleitor e garantirão às mulheres os espaços na Câmara Municipal conforme determina a lei que pode ter sido burlada.

As ações vão, portanto,  buscar justiça para as mulheres que são tão desvalorizadas por alguns partidos.

Se as ações contra MDB, PSD e Raério prosperarem, os suplentes que assumiriam são:
1) Heliane Duarte (REP)
2) Marckuty (UB)
3) João (PSDB)
4) Aline Couto (PL)
5) Ana Flávia (PT)
6) Francisco Carlos (UB)
7) Leonardo Martins (SD)

 

 

Publicidade

2 comentários

Ugmar Nogueira 04/02/2025 - 16:34

Teste

Responder
José Dantas da Rocha 04/02/2025 - 16:48

Esse Rogério quem mais cometeu erros na política,segundo comentários no desenrolar da eleição.

Responder

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Postagens relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais