O deputado Francisco do PT participou nesta segunda-feira, 30/8, do lançamento do Plano Estadual de Prevenção Ambiental e Combate às queimadas e incêndios florestais, nomeado de RN Sem Chamas, do Governo do Estado e elogiou a iniciativa do executivo potiguar.

O plano que envolve IDEMA, Corpo de Bombeiros, ITEP, Polícia Militar, Polícia Civil e Defesa Civil, contempla ações educativas, de monitoramento e de resposta às queimadas e incêndios florestais do RN.

“O período que estamos vivendo é de muita seca e calor, o que favorece a propagação do fogo e, portanto, uma iniciativa como essa é muito necessária, porque combater os incêndios depois que eles começam é bem mais difícil, sem falar nos danos que eles causam, que são irreparáveis”, disse o deputado Francisco do PT que lembrou ainda os incêndios de grandes proporções que aconteceram no ano passado em Parelhas, Serra Negra do Norte e Patu, na Serra do Lima.

“Foram momentos desesperadores aqueles, na tentativa de conter as chamas que se propagaram durante dias”, completou o parlamentar.

A governadora Fátima Bezerra durante o seu discurso disse que a participação da população é fundamental para o sucesso do plano. “Eu sei que esse plano só vai avançar com engajamento da sociedade. Sabemos que essa iniciativa é dever do Estado, mas depende também do compromisso com a sociedade”, afirmou a governadora, que pediu a população que denuncie infrações e crimes ambientais através do 0800 281 1975 e notifique incêndios pelo 193.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros do RN, Coronel Monteiro, grande parte dos incêndios ocorre por causa de ações humanas e que por isso poderiam ser evitados. “A gente precisa erradicar os incêndios porque isso significa salvar vidas”, disse o comandante.

Representantes de todos órgãos envolvidos no plano participaram da solenidade.

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo