Na sessão plenária desta quinta-feira (20/6) na Assembleia Legislativa do RN, os deputados Isolda Dantas (PT) e Coronel Azevedo (PL) se pronunciaram durante o horário destinado às lideranças. Primeira a falar, Isolda Dantas (PT) tratou da auditoria do Tribiunal de Contas do Estado (TCE/RN) apontando falta de vagas para educação infantil em Mossoró.
A deputada criticou a prefeitura de Mossoró por investir em campanhas publicitárias enaltecendo a educação enquanto escolas ainda funcionam em regime remoto e muitas crianças não têm acesso ao ensino.
“Hoje Mossoró tem 782 crianças que a prefeitura nega educação porque não tem vaga, sem falar nas creches. É lamentável”, disse Isolda, destacando que 576 dessas crianças estão na educação infantil e as demais no ensino fundamental. Ela enfatizou o impacto negativo dessa falta de acesso à educação tanto na vida das crianças quanto na das mulheres, que muitas vezes precisam deixar de trabalhar por não haver vagas nas creches.
Já um outro relatório, do Ministério Público, mostra que a situaão é ainda mais grave. De acordo com o órgão ministerial, são cerca de mil crianças as quais a gestão Allyson Bezerra (União Brasil) bega acesso à educação.